ARAUJO, Taciane De et al.. O ensino de física correlacionado a didática de maria candau. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96068>. Acesso em: 23/12/2024 00:58
No âmbito educacional do ensino médio, as metodologias empregadas no ensino de Física são responsáveis pelo maior ou menor interesse dos alunos, bem como, pela aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Os professores de Física que analisam e avaliam, através de testes, a aprendizagem de um determinado conteúdo, deparam-se normalmente com respostas incorretas ou inadequadas. Estas respostas parecem estar baseadas em ideias que dependem do lugar, da idade, do contexto cultural e do eventual ensino ao qual os alunos foram submetidos. Assim, o que poderíamos fazer para que o processo de ensino-aprendizagem em Física ocorresse de forma significativa? E como fazer a atenção destes jovens voltarem-se à ciência, especialmente a Física? Para responder esta questão, procedeu-se uma investigação bibliográfica sobre a temática, tendo como principal referencia o livro “a didática em questão” de Vera Maria Candau. Com isso, temos como objetivo discutir como melhorar o ensino de Física utilizando o método didático defendido por Candau. Conclui-se que o professor, como educador, deve estimular no aluno a buscar pelo conhecimento mediante uma didática que torne o ensino eficiente visto que, por se tratar de uma disciplina complexa de difícil entendimento, os alunos não estão devidamente preparados para raciocinar dentro dos conteúdos da mesma. Em suma, este estudo possibilitou compreender a didática defendida por Candau e como ela pode ser utilizada pelos docentes, tornado assim, de fácil compreensão o conhecimento sobre física e não mais um obstáculo pedagógico que independe do contexto em que o discente está inserido.