Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ALGÉBRICA, ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAS, PENSAMENTO ALGÉBRICO. Comunicação Científica (CC) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9636
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 342
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo trazer um recorte de uma pesquisa que teve objetivo central analisar o potencial de atividades de iniciação a educação algébrica para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Planejamos e oferecemos um Curso de Extensão sobre Educação Algébrica para Crianças. Utilizamos como referencias as ideias de Lins (1997), Van de Walle (2009), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como pesquisa de campo no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006) utilizamos o diário de campo. Participaram da pesquisa sete crianças, os resultados indicam que atividades estruturadas de iniciação a álgebra podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ALGÉBRICA, ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAS, PENSAMENTO ALGÉBRICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_12_52_39_idinscrito_342_624bd30a2a41f1d177226c93e3453961.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUIZ CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "PROF. LUIZ"
    "autor_email" => "luiz-x@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9636
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 342
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo trazer um recorte de uma pesquisa que teve objetivo central analisar o potencial de atividades de iniciação a educação algébrica para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Planejamos e oferecemos um Curso de Extensão sobre Educação Algébrica para Crianças. Utilizamos como referencias as ideias de Lins (1997), Van de Walle (2009), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como pesquisa de campo no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006) utilizamos o diário de campo. Participaram da pesquisa sete crianças, os resultados indicam que atividades estruturadas de iniciação a álgebra podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ALGÉBRICA, ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAS, PENSAMENTO ALGÉBRICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_10_2014_12_52_39_idinscrito_342_624bd30a2a41f1d177226c93e3453961.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUIZ CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "PROF. LUIZ"
    "autor_email" => "luiz-x@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer um recorte de uma pesquisa que teve objetivo central analisar o potencial de atividades de iniciação a educação algébrica para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Planejamos e oferecemos um Curso de Extensão sobre Educação Algébrica para Crianças. Utilizamos como referencias as ideias de Lins (1997), Van de Walle (2009), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como pesquisa de campo no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006) utilizamos o diário de campo. Participaram da pesquisa sete crianças, os resultados indicam que atividades estruturadas de iniciação a álgebra podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.