JOGOS MATEMÁTICOS, ATIVIDADE RECREATIVA OU PEDAGÓGICA? O QUE PENSAM PROFESSORES ALFABETIZADORES
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9536 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 928 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ATIVIDADE RECREATIVA OU PEDAGÓGICA? O QUE PENSAM PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "Recomendações institucionais em prol do uso de materiais didáticos diversificados justificam a introdução de jogos educacionais, formalmente, em sala de aula. Ocorrência que motiva este recorte de pesquisa em andamento, cujo objetivo é identificar conhecimentos docentes sobre uso de jogos matemáticos no Ciclo de Alfabetização. O delineamento metodológico tem como base esclarecimentos de Gil (2012) para adoção do método indutivo de nível explicativo. Realizamos a análise dos dados obtidos, por meio de questionário semi estruturado, fundamentado nos conceitos de Bardin (2009). A amostra é composta por 80 sujeitos, todos respondentes do questionário. Inicialmente, Visualizamos um nível de formação geral satisfatório, mas preocupante em relação à formação específica para lecionar matemática; constatamos que quanto maior o tempo de atuação em função educacional, maior é a formação acadêmica; que a maioria dos sujeitos define jogo matemático como “instrumento lúdico” e como principal função “facilitar o processo de aprendizagem”." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, CONHECIMENTO DO PROFESSOR, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_22_55_41_idinscrito_928_c89b18bc873460a46c38b6b477554b09.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE ARAÚJO CAVALCANTI DE BARROS" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anaacbarros@hotmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9536 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 928 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ATIVIDADE RECREATIVA OU PEDAGÓGICA? O QUE PENSAM PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "Recomendações institucionais em prol do uso de materiais didáticos diversificados justificam a introdução de jogos educacionais, formalmente, em sala de aula. Ocorrência que motiva este recorte de pesquisa em andamento, cujo objetivo é identificar conhecimentos docentes sobre uso de jogos matemáticos no Ciclo de Alfabetização. O delineamento metodológico tem como base esclarecimentos de Gil (2012) para adoção do método indutivo de nível explicativo. Realizamos a análise dos dados obtidos, por meio de questionário semi estruturado, fundamentado nos conceitos de Bardin (2009). A amostra é composta por 80 sujeitos, todos respondentes do questionário. Inicialmente, Visualizamos um nível de formação geral satisfatório, mas preocupante em relação à formação específica para lecionar matemática; constatamos que quanto maior o tempo de atuação em função educacional, maior é a formação acadêmica; que a maioria dos sujeitos define jogo matemático como “instrumento lúdico” e como principal função “facilitar o processo de aprendizagem”." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, CONHECIMENTO DO PROFESSOR, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_22_55_41_idinscrito_928_c89b18bc873460a46c38b6b477554b09.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE ARAÚJO CAVALCANTI DE BARROS" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anaacbarros@hotmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }