Este artigo apresenta recorte feito no capítulo II da pesquisa de doutorado desenvolvida pela autora na Universidade Estadual de Campinas que discutiu a efetividade de Laboratório de Ensino de Matemática na formação inicial do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na modalidade a distância. O desenvolvimento da disciplina Instrumentação para o Ensino de Matemática I (IEM1) representou o papel do laboratório de matemática virtual (LEM VIRTUAL) por contemplar aspectos relevantes e de interesse ligados a criação de um espaço próprio para contínua reflexão sobre a prática pedagógica dos licenciandos. Na ação formativa da disciplina foram utilizados dois softwares matemáticos de geometria dinâmica (C.a.R e GeoGebra). Os resultados constataram que as atividades de estudos propiciaram experiências educacionais ao fomento de uso pedagógico e aprendizagem destes recursos tecnológicos mediante a exploração de conteúdos matemáticos de Geometria Plana, Álgebra e Trigonometria, favorecendo o desenvolvimento de habilidades que auxiliaram a resolver problemas, aprender a pensar de forma criativa, de forma sistemática, e trabalhar colaborativamente.