Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 198
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: RECURSOS TECNOLÓGICOS, FORMAÇÃO INICIAL, SOFTWARE GEOGEBRA Comunicação Científica (CC) Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) Publicado em 29 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo apresenta recorte feito no capítulo II da pesquisa de doutorado desenvolvida pela autora na Universidade Estadual de Campinas que discutiu a efetividade de Laboratório de Ensino de Matemática na formação inicial do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na modalidade a distância. O desenvolvimento da disciplina Instrumentação para o Ensino de Matemática I (IEM1) representou o papel do laboratório de matemática virtual (LEM VIRTUAL) por contemplar aspectos relevantes e de interesse ligados a criação de um espaço próprio para contínua reflexão sobre a prática pedagógica dos licenciandos. Na ação formativa da disciplina foram utilizados dois softwares matemáticos de geometria dinâmica (C.a.R e GeoGebra). Os resultados constataram que as atividades de estudos propiciaram experiências educacionais ao fomento de uso pedagógico e aprendizagem destes recursos tecnológicos mediante a exploração de conteúdos matemáticos de Geometria Plana, Álgebra e Trigonometria, favorecendo o desenvolvimento de habilidades que auxiliaram a resolver problemas, aprender a pensar de forma criativa, de forma sistemática, e trabalhar colaborativamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.