O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE E NO PROCESSO EDUCATIVO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96338 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2209 "inscrito_id" => 10277 "titulo" => "O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE E NO PROCESSO EDUCATIVO" "resumo" => "A conexão online tornou-se primordial, com o advento das redes sociais, fez-se possível a conexão entre pessoas de todo o mundo em tempo real. O fato é que esse fenômeno está cada vez mais integrado à vida cotidiana, no entanto, as consequências do crescimento exponencial dessas tecnologias têm impactos preocupantes à saúde do indivíduo. Dessa forma, considerando o avanço e a propagação avassaladora da internet e das redes sociais, sobretudo, seus efeitos na vida humana, o presente artigo adotou como objetivo principal analisar o impacto do uso das redes sociais na sociedade e suas implicações no processo educativo. Para tanto, buscou-se concretizar essa pesquisa através de uma revisão narrativa, partindo do documentário da Netflix “O dilema das redes" e tendo como alicerce a literatura preconizada. O documentário evidencia como as empresas das grandes plataformas trabalham para tornar seus usuários cada vez mais dependentes desse sistema, ao qual é chamado de ‘capitalismo de vigilância’. De tal modo, é razoável supor que variados são os malefícios das redes sociais para o desenvolvimento de crianças e jovens, além disso, é possível perceber a influência dessas questões no ambiente escolar, promovendo distanciamento social, propagação de Fake News e grupos de “ataques de ódio” á escolas, sem mencionar os prejuízos diretamente relacionados à aprendizagem. Diante disso, acredita-se na atualização constante da discussão crítica sobre as redes, seus benefícios e suas implicações na vida cotidiana, em ambiente educacional formal e não formal, de modo que seu uso seja consciente, construtivo e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10277_TB2209_20112023215741.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÊSA FERNANDA GOMES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÊSA" "autor_email" => "andresafernandagomes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96338 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2209 "inscrito_id" => 10277 "titulo" => "O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE E NO PROCESSO EDUCATIVO" "resumo" => "A conexão online tornou-se primordial, com o advento das redes sociais, fez-se possível a conexão entre pessoas de todo o mundo em tempo real. O fato é que esse fenômeno está cada vez mais integrado à vida cotidiana, no entanto, as consequências do crescimento exponencial dessas tecnologias têm impactos preocupantes à saúde do indivíduo. Dessa forma, considerando o avanço e a propagação avassaladora da internet e das redes sociais, sobretudo, seus efeitos na vida humana, o presente artigo adotou como objetivo principal analisar o impacto do uso das redes sociais na sociedade e suas implicações no processo educativo. Para tanto, buscou-se concretizar essa pesquisa através de uma revisão narrativa, partindo do documentário da Netflix “O dilema das redes" e tendo como alicerce a literatura preconizada. O documentário evidencia como as empresas das grandes plataformas trabalham para tornar seus usuários cada vez mais dependentes desse sistema, ao qual é chamado de ‘capitalismo de vigilância’. De tal modo, é razoável supor que variados são os malefícios das redes sociais para o desenvolvimento de crianças e jovens, além disso, é possível perceber a influência dessas questões no ambiente escolar, promovendo distanciamento social, propagação de Fake News e grupos de “ataques de ódio” á escolas, sem mencionar os prejuízos diretamente relacionados à aprendizagem. Diante disso, acredita-se na atualização constante da discussão crítica sobre as redes, seus benefícios e suas implicações na vida cotidiana, em ambiente educacional formal e não formal, de modo que seu uso seja consciente, construtivo e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10277_TB2209_20112023215741.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÊSA FERNANDA GOMES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÊSA" "autor_email" => "andresafernandagomes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }