O presente trabalho, que compreende a leitura, a alfabetização e o letramento como atos de extrema importância não apenas no âmbito escolar, mas como forma de independência e percepção do próprio indivíduo, enquanto ser que atua nos diversos contextos da sociedade, debruça-se sobre o estudo dos hábitos de leitura dos discentes dos anos iniciais e finais do ensino médio técnico no interior da Zona da Mata alagoana e seus impactos no cotidiano dos pesquisados. Para esse propósito, tendo em vista todo o moderno aparato tecnológico que permite a prática de leitura nos mais diferentes suportes, foram aplicados questionários a respeito do que, onde, como, quando e quanto os estudantes leem, a fim de construir uma caracterização de costumes, ao mesmo passo que o “porquê” e as influências da leitura contribuirão para uma análise subjetiva de suas vivências. Como resultados, após uma análise minuciosa das respostas dos participantes, pode-se apontar que a grande maioria possui o costume de ler, entretanto, nem todos fora do âmbito escolar e que são vários os afluentes da praxe literária jovem, como ciclo social, acessibilidade de material e forma de utilização de redes sociais. Portanto, emerge a importância de investigar os hábitos dos jovens leitores como forma de conhecer a realidade não apenas local, mas nacional, e a importância do debate voltado a políticas públicas eficientes na formação de um país de leitores.