O presente trabalho aborda uma atividade realizada em uma turma de 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, localizada na cidade de Tangará/RN, envolvendo a Etnomatemática como metodologia de ensino. O trabalho tem como objetivo aplicar uma atividade relacionada com a realidade dos alunos, tendo em vista que a cidade é conhecida como “Cidade do pastel” e já são numerosos pontos que produzem a iguaria, sendo a maior fonte de renda da cidade, onde o pastel já é considerado um patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte. A metodologia se iniciou com uma pesquisa bibliográfica, analisando trabalhos de autores que se relacionam com o tema e com a atividade elaborada, contando também com uma pesquisa quantitativa realizada através de um questionário on-line, a partir dos resultados encontrados pelos alunos. A atividade realizada foi pensada para o conteúdo de medidas de centralidade, sendo proposto aos alunos realizarem uma pesquisa nas pastelarias da cidade para obter um número aproximado de pastéis vendidos em uma semana. Com esses dados já colhidos, foi pedido para que os alunos calculassem as medidas centrais, como por exemplo, a média de pastéis vendidos por determinada pastelaria naquela semana. Na finalização da atividade, foi passado um questionário para os alunos responderem acerca da aprendizagem na realização da atividade. Neste estudo, almeja-se em fazer com que os alunos trabalhem com algo do cotidiano da comunidade em que estão inseridos, e que o professor possa encontrar métodos distintos de trabalhar um determinado conteúdo, uma vez que, o professor poderá relacionar os temas a serem trabalhados com o cotidiano e a realidade de seus alunos.