O bullying é um fenômeno complexo, caracterizado por comportamentos e/ou falas agressivas intencionais e sistemáticas que podem impactar de maneira disfuncional e significativa a vida de crianças e adolescentes, podendo causar danos durante o período de vida escolar e se estendendo à fase adulta. Compreende-se que o ambiente escolar é um dos principais núcleos de socialização secundária, e essas interações influenciam diretamente no desenvolvimento da personalidade. As consequências da vitimização do bullying podem se manifestar por adoecimentos como depressão, ansiedade, baixa autoestima, violência e isolamento social. Além disso, os agressores (que também são vítimas deste fenômeno) podem desenvolver quadros como Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno de Conduta (TC), comportamentos agressivos e condutas violentas. Este fenômeno no contexto escolar acarreta prejuízo para saúde mental, bem-estar e o processo de ensino aprendizagem dos estudantes em diferentes faixas etárias. O objetivo do presente trabalho, por meio de um levantamento bibliográfico nas bases de dados acadêmicos: pubmed, Scielo, Pepsic, Google acadêmico é identificar as intervenções psicológicas e ações bem sucedidas utilizadas para prevenção do fenômeno bullying nas escolas. Espera-se com este estudo a promoção de reflexão sobre ações bem sucedidas com o foco em prevenir esse fenômeno, por meio de programas que incluam a educação emocional, o treinamento de habilidades sociais, a resolução de conflitos, comunicação assertiva, grupos de apoio e ações que contemplam pais e professores.