O presente trabalho tem como objeto de estudos, pesquisar como as Políticas Públicas Nacionais de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e as políticas públicas inclusivas no Estado do Paraná a partir de 2016 estão se efetivando, no Atendimento Educacional Especializado, em Sala de Recursos Multifuncionais. A Educação Especial, enquanto modalidade de ensino perpassa todas as etapas e níveis de ensino e tem se desenvolvido como um contínuo desafio no contexto escolar. Com isso, visa-se uma reflexão sobre como o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais constrói sua realidade nas escolas municipais de um município no norte do Paraná, do qual a oferta se dá em período parcial, integral e com jornada ampliada/estendida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com pesquisa documental e de campo, mediante entrevista semiestruturada com a Secretária Municipal de Educação e a Supervisora da Educação Especial nesta rede de ensino. Após a discussão no plano teórico, legal e conceitual objetiva-se apresentar o produto educacional contemplando um memorial apresentando informações e dados quantitativos tendo o ano de 2022 como referência, por conseguinte decorre da importância de pesquisar os encaminhamentos e as efetivações legais das políticas públicas na perspectiva inclusiva. Partindo do pressuposto e considerando que na história da educação brasileira, as políticas educacionais recebem ingerência das secções sociais, alerta Garcia (2015) que o ambiente escolar como as demais instituições, modificam-se em decorrência das mudanças que se processam na sociedade, sendo assim, é destas mudanças educacionais que se constituem as novas tendências.