A monitoria é uma função essencial na vida acadêmica do graduando, principalmente para quem cursa o bacharelado e licenciatura. Ser monitor da disciplina de bioquímica do exercício é extremamente enriquecedor para futura prática na docência, e também experiências que foram adquiridas no percurso da vida acadêmica. A disciplina, além de ser essencial na grade curricular e evidencia aspectos práticos, que ao retornar para a metodologia que nela se propõe, onde são incorporadas situações em diferentes turmas oportunizando a vivência e o crescimento do graduando que está exercendo essa função como monitor. As experiências que são vivenciadas contribuem para o aperfeiçoamento do estudante que tem limitações na aprendizagem, auxiliando na defasagem que trazem como bagagem desde o ensino médio e a necessidade de desinibição em frente às possibilidades de socialização, como também essa participação nas atividades, na orientação referente as dúvidas que vão surgindo dos alunos em sala, para a efetividade e o crescimento no conhecimento da disciplina. A praticidade na metodologia do ensino da Bioquímica é tida com o tempo em que são adquiridos os conhecimentos, por isso a importância de estar com os alunos, com o professor orientador, na observação da disciplina em sala, na forma que são conduzidas dia após dia todas as etapas e além de ser gratificante observar o crescimento desses alunos e a prática sendo mostrada nas ações e atitudes de acordo com o nível em que cada discente aprende cada assunto. Na sala foram vivenciadas além das interações com os alunos, foram oportunizados seminários práticos para melhoria do desenvolvimento do conteúdo, onde o centro dessa possibilidade é direcionada para o discente, onde ele participa integralmente das discussões e também da prática em sala no assunto proposto, onde essa participação proporciona um aluno mais apto e com sentimento de pertencimento dentro da disciplina.