Na ementa da disciplina de Metodologia Científica há um tópico muito significativo na formação de professores, que é o debate filosófico sobre ética e ciência, problematizando os limites e as influências que o conhecimento científico pode ter na construção de uma sociedade. O trabalho apresenta o relato de uma atividade desenvolvida pelos monitores da disciplina de Metodologia Científica do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde da UFCG. A proposta do seminário formativo foi discutir e problematizar a questão da ética na ciência. O seminário iniciou-se com um resgate histórico da ética aristotélica até o desenvolvimento das ferramentas emergentes de inteligência artificial e seus impactos no futuro da ciência. Aplicou-se um questionário aos discentes onde discutimos a relação do conhecimento científico com o desenvolvimento de cidadãos mais críticos. E para finalizar o seminário, foi feita a experiência reflexiva com acesso a uma plataforma de inteligência artificial e construiu-se um texto baseado nos temas “ética” e “ciência”, onde a turma pode fazer uma reflexão ética de forma filosófica, sobre a autoria do texto inédito criado. Assim o seminário permitiu a uma análise da conduta prática, dialogada dos caminhos percorridos pela ciência, que deve contribuir para a construção de uma compreensão de mundo mais global e consciente.