Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO COM OS CONTOS DO MALBA TAHAN: O PROBLEMA DOS 3 MARINHEIROS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) foi desenvolvida por Vergnaud (1996) para compreender de que maneira crianças e adolescentes adquirem e desenvolvem cognitivamente os conceitos matemáticos a partir da conceitualização. Por sua vez, a Teoria das Situações Didáticas (TSD), criada por Brousseau (2008), visa desenvolver a autonomia dos estudantes, permitindo que este seja construtor do próprio conhecimento. Neste ínterim apresentaremos um recorte do projeto de Iniciação Científica “Malba Tahan e os Campos Conceituais: Possibilidade de Aprendizagem Matemática Lúdica, Criativa, Dinâmica e com Autonomia”. Assim, objetivamos analisar as potencialidades pedagógicas do conto o problema dos três marinheiros do Malba Tahan para trabalhar com equação polinomial do primeiro grau numa perspectiva lúdica, dinâmica e com autonomia, à luz da TCC e da TSD. Teremos como aporte teórico autores como Brousseau (2008), Gitirana et al. (2014), Magina, Santos e Merlini (2014), Tahan (2002), Vergnaud (1996), dentre outros. Este projeto foi uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que teve como objeto de estudo o livro “O Homem que Calculava” e a sua potencialidade para a aprendizagem de matemática pautadas na TCC e TSD. Em especial, para esta comunicação, exemplificaremos as potencialidades pedagógicas do problema dos três marinheiros (capítulo XIX). Neste conto, Malba Tahan narra um curioso problema envolvendo três marinheiros em relação a uma certa quantidade de catis (moedas) que receberiam igualmente no dia seguinte, após salvarem a embarcação de uma tempestade. Este conto foi classificado no Campo Conceitual Multiplicativo por apresentar conceitos como equação polinomial do primeiro grau, bem como as operações de multiplicação e divisão. Advogamos que trabalhar com situações como a abordada no referido conto pode contribuir positivamente para diversificação das aulas, estimular a leitura e interpretação de situações - problema, a criatividade e desenvolver um ensino de Matemática em que os estudantes sejam protagonistas na construção do seu conhecimento.

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