RELAÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO COM OS CONTOS DO MALBA TAHAN: O PROBLEMA DOS 3 MARINHEIROS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95609 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1272 "inscrito_id" => 11952 "titulo" => "RELAÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO COM OS CONTOS DO MALBA TAHAN: O PROBLEMA DOS 3 MARINHEIROS" "resumo" => "A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) foi desenvolvida por Vergnaud (1996) para compreender de que maneira crianças e adolescentes adquirem e desenvolvem cognitivamente os conceitos matemáticos a partir da conceitualização. Por sua vez, a Teoria das Situações Didáticas (TSD), criada por Brousseau (2008), visa desenvolver a autonomia dos estudantes, permitindo que este seja construtor do próprio conhecimento. Neste ínterim apresentaremos um recorte do projeto de Iniciação Científica “Malba Tahan e os Campos Conceituais: Possibilidade de Aprendizagem Matemática Lúdica, Criativa, Dinâmica e com Autonomia”. Assim, objetivamos analisar as potencialidades pedagógicas do conto o problema dos três marinheiros do Malba Tahan para trabalhar com equação polinomial do primeiro grau numa perspectiva lúdica, dinâmica e com autonomia, à luz da TCC e da TSD. Teremos como aporte teórico autores como Brousseau (2008), Gitirana et al. (2014), Magina, Santos e Merlini (2014), Tahan (2002), Vergnaud (1996), dentre outros. Este projeto foi uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que teve como objeto de estudo o livro “O Homem que Calculava” e a sua potencialidade para a aprendizagem de matemática pautadas na TCC e TSD. Em especial, para esta comunicação, exemplificaremos as potencialidades pedagógicas do problema dos três marinheiros (capítulo XIX). Neste conto, Malba Tahan narra um curioso problema envolvendo três marinheiros em relação a uma certa quantidade de catis (moedas) que receberiam igualmente no dia seguinte, após salvarem a embarcação de uma tempestade. Este conto foi classificado no Campo Conceitual Multiplicativo por apresentar conceitos como equação polinomial do primeiro grau, bem como as operações de multiplicação e divisão. Advogamos que trabalhar com situações como a abordada no referido conto pode contribuir positivamente para diversificação das aulas, estimular a leitura e interpretação de situações - problema, a criatividade e desenvolver um ensino de Matemática em que os estudantes sejam protagonistas na construção do seu conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11952_TB1272_02052023225528.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA BATISTA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELA BATISTA" "autor_email" => "dansantosd@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95609 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1272 "inscrito_id" => 11952 "titulo" => "RELAÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO COM OS CONTOS DO MALBA TAHAN: O PROBLEMA DOS 3 MARINHEIROS" "resumo" => "A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) foi desenvolvida por Vergnaud (1996) para compreender de que maneira crianças e adolescentes adquirem e desenvolvem cognitivamente os conceitos matemáticos a partir da conceitualização. Por sua vez, a Teoria das Situações Didáticas (TSD), criada por Brousseau (2008), visa desenvolver a autonomia dos estudantes, permitindo que este seja construtor do próprio conhecimento. Neste ínterim apresentaremos um recorte do projeto de Iniciação Científica “Malba Tahan e os Campos Conceituais: Possibilidade de Aprendizagem Matemática Lúdica, Criativa, Dinâmica e com Autonomia”. Assim, objetivamos analisar as potencialidades pedagógicas do conto o problema dos três marinheiros do Malba Tahan para trabalhar com equação polinomial do primeiro grau numa perspectiva lúdica, dinâmica e com autonomia, à luz da TCC e da TSD. Teremos como aporte teórico autores como Brousseau (2008), Gitirana et al. (2014), Magina, Santos e Merlini (2014), Tahan (2002), Vergnaud (1996), dentre outros. Este projeto foi uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que teve como objeto de estudo o livro “O Homem que Calculava” e a sua potencialidade para a aprendizagem de matemática pautadas na TCC e TSD. Em especial, para esta comunicação, exemplificaremos as potencialidades pedagógicas do problema dos três marinheiros (capítulo XIX). Neste conto, Malba Tahan narra um curioso problema envolvendo três marinheiros em relação a uma certa quantidade de catis (moedas) que receberiam igualmente no dia seguinte, após salvarem a embarcação de uma tempestade. Este conto foi classificado no Campo Conceitual Multiplicativo por apresentar conceitos como equação polinomial do primeiro grau, bem como as operações de multiplicação e divisão. Advogamos que trabalhar com situações como a abordada no referido conto pode contribuir positivamente para diversificação das aulas, estimular a leitura e interpretação de situações - problema, a criatividade e desenvolver um ensino de Matemática em que os estudantes sejam protagonistas na construção do seu conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11952_TB1272_02052023225528.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA BATISTA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELA BATISTA" "autor_email" => "dansantosd@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }