Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação são competências exigidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo assim, é necessário que a tecnologia esteja presente nas escolas de todo o país e com isso a robótica através da cultura maker, possibilita que os educandos compreendam mais sobre a tecnologia e se sintam agentes ativos no processo educativo. Sendo assim, este trabalho foi realizado com educandos da cidade de Feira Nova - PE com idades entre 12 e 14 anos, onde foi construído com base no arduíno, um protótipo de um alarme com sensor de presença que pode ser instalado em residências, propriedades rurais e propriedades comerciais. No momento em que o sensor de presença detecta movimentos no local, ele ativa a sirene que só é desativada após a inserção da senha correta no teclado 4x4 que o protótipo possui. O projeto escolhido foi esse por ser algo que os estudantes demonstraram interesse e acreditaram ser de grande utilidade, já que esse projeto contempla alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), podendo destacar a sua importância para a saúde, bem estar, paz e justiça para a população. Ao fim da construção do protótipo, os educandos adquiriram competências sobre o uso da tecnologia para suas comunidades, além dos aprendizados sobre programação com arduíno que despertaram o interesse em continuar aprendendo novas habilidades na área da tecnologia.