O ensino de Genética é tratado no ensino fundamental, médio e em alguns cursos superiores da área das Ciências Biológicas, nos quais se incluem os da área da saúde. Com uma grande demanda de estudantes e abordando, muitas vezes, conceitos considerados complexos e abstratos pelos discentes, os professores de genética estão sempre em busca de recursos didáticos que facilitem o ensino e a aprendizagem de seus conteúdos. As mutações cromossômicas estruturais são um dos assuntos das aulas de Genética, sendo definidas como alterações que afetam a morfologia e a estrutura dos cromossomos. Essas alterações só podem ser observadas ao nível microscópico ou sub-microscópico, exigindo abstração dos estudantes para sua compreensão. Além dessa problemática no âmbito escolar, existem as especificidades de cada aluno, como por exemplo, aqueles que apresentam deficiência visual e necessitam de materiais adequados para aprenderem diferentes conteúdos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um modelo didático voltado ao ensino das mutações cromossômicas estruturais com adaptações para estudantes com deficiência visual. Para confecção do modelo didático foram utilizados materiais de baixo custo, demonstrando as deleções, duplicações, inversões (paracêntrica e pericêntrica) e as translocações. Diferentes cromossomos foram criados com genes representados por materiais com diferentes texturas, sempre contrapondo um cromossomo normal com outro contendo uma mutação cromossômica. As diferenças nas texturas possibilitam que os estudantes analisem pelo tato os diferentes padrões de composição gênica, e reconheçam os diferentes tipos de mutações cromossômicas. Considerando a carência de modelos didáticos voltados ao ensino e aprendizagem de Genética, especialmente para alunos com deficiência visual, este trabalho busca contribuir com esta lacuna. Espera-se que o modelo proposto possa ser validado em sala de aula, facilitando o aprendizado na área de genética e tornando este tema mais significativo para os estudantes.