A educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças, incluindo o aprimoramento das habilidades psicomotoras. O uso de diferentes formas artísticas, como pintura, modelagem, dança e música, tem se mostrado uma forma eficaz de promover o desenvolvimento físico e cognitivo dos pequenos. Nesse contexto, o educador desempenha um papel importante ao mediar as atividades, proporcionando um ambiente propício para as diferentes formas artísticas, disponibilizando materiais adequados e valorizando as criações individuais das crianças. Este artigo apresenta as experiências vividas durante o Estágio III - Educação Infantil no curso de Pedagogia da UFPB, que teve como objetivo explorar a importância do desenvolvimento das habilidades psicomotoras por meio de diversas formas artísticas, destacando os benefícios e estratégias que podem ser implementadas nesse contexto. As atividades propostas para as crianças foram elaboradas com base nos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a realização da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando as ações executadas no estágio e a revisão literária como procedimentos metodológicos. Os resultados obtidos demonstram que a integração das diferentes formas artísticas na educação infantil é uma abordagem eficaz para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras das crianças. Além dos benefícios físicos, observou-se um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças envolvidas.