Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VAMOS TOCAR VIOLÃO? PROJETO DE EXTENSÃO DE AULAS DE VIOLÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99776
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6758
    "inscrito_id" => 1833
    "titulo" => "VAMOS TOCAR VIOLÃO? PROJETO DE EXTENSÃO DE AULAS DE VIOLÃO"
    "resumo" => "Nesta comunicação apresentamos o projeto de extensão de ensino de violão popular iniciante para a comunidade do Campus Avançado Parelhas que ocorreu durante o segundo semestre do ano letivo de 2022. O projeto consistiu em oferecimento de aulas coletivas de violão popular iniciante, acompanhado de aulas de teoria e percepção musical. Além de atender a comunidade local, o projeto atuou também como uma prática de estágio, uma vez que o aluno extensionista voluntário que colaborou com o projeto exerceu a função de professor de violão. Eram oferecidas quatro horas de aulas semanais para duas turmas contemplando o período matutino e vespertino. A orientação pedagógica para a preparação das aulas de violão foi realizada pela docente idealizadora e propositora do projeto, que também ficou responsável por ministrar as aulas de teoria e percepção musical. Ao todo foram matriculados 30 alunos. Durante o processo houve evasão. Avaliamos que esta foi em decorrência de algumas interrupções provocadas pelo calendário escolar entre outros possíveis motivos. Ao final do curso os alunos que permaneceram conseguiam tocar três músicas além de realizar solfejos simples melódicos e rítmicos e ler a clave de sol e algumas cifras no violão. Amparados por um referencial teórico sobre ensino de música coletivo e ensino de música no ensino médio baseado principalmente em autores como Flávia Cruvinel (2009); Luiz Ricardo Silva Queiroz (2004); Keith Swanwick (2003) entre outros autores e sobre o estágio supervisionado como prática essencial para o formação docente como Nair Pires (2023), consideramos que o projeto foi uma primeira experiência que deve ser prolongada, aprofundada e estar em constante avaliação para ser cada vez mais significativa e eficiente em seus propósitos de ensinar violão à comunidade local, ampliar o repertório musical/cultural local e promover a experiência da docência para alunos do ensino médio integrado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID1833_TB6758_20062023211049.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÂNIA MELLO NEIVA"
    "autor_nome_curto" => "Tânia Mello Nei"
    "autor_email" => "taniamelloneiva@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99776
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6758
    "inscrito_id" => 1833
    "titulo" => "VAMOS TOCAR VIOLÃO? PROJETO DE EXTENSÃO DE AULAS DE VIOLÃO"
    "resumo" => "Nesta comunicação apresentamos o projeto de extensão de ensino de violão popular iniciante para a comunidade do Campus Avançado Parelhas que ocorreu durante o segundo semestre do ano letivo de 2022. O projeto consistiu em oferecimento de aulas coletivas de violão popular iniciante, acompanhado de aulas de teoria e percepção musical. Além de atender a comunidade local, o projeto atuou também como uma prática de estágio, uma vez que o aluno extensionista voluntário que colaborou com o projeto exerceu a função de professor de violão. Eram oferecidas quatro horas de aulas semanais para duas turmas contemplando o período matutino e vespertino. A orientação pedagógica para a preparação das aulas de violão foi realizada pela docente idealizadora e propositora do projeto, que também ficou responsável por ministrar as aulas de teoria e percepção musical. Ao todo foram matriculados 30 alunos. Durante o processo houve evasão. Avaliamos que esta foi em decorrência de algumas interrupções provocadas pelo calendário escolar entre outros possíveis motivos. Ao final do curso os alunos que permaneceram conseguiam tocar três músicas além de realizar solfejos simples melódicos e rítmicos e ler a clave de sol e algumas cifras no violão. Amparados por um referencial teórico sobre ensino de música coletivo e ensino de música no ensino médio baseado principalmente em autores como Flávia Cruvinel (2009); Luiz Ricardo Silva Queiroz (2004); Keith Swanwick (2003) entre outros autores e sobre o estágio supervisionado como prática essencial para o formação docente como Nair Pires (2023), consideramos que o projeto foi uma primeira experiência que deve ser prolongada, aprofundada e estar em constante avaliação para ser cada vez mais significativa e eficiente em seus propósitos de ensinar violão à comunidade local, ampliar o repertório musical/cultural local e promover a experiência da docência para alunos do ensino médio integrado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID1833_TB6758_20062023211049.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÂNIA MELLO NEIVA"
    "autor_nome_curto" => "Tânia Mello Nei"
    "autor_email" => "taniamelloneiva@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nesta comunicação apresentamos o projeto de extensão de ensino de violão popular iniciante para a comunidade do Campus Avançado Parelhas que ocorreu durante o segundo semestre do ano letivo de 2022. O projeto consistiu em oferecimento de aulas coletivas de violão popular iniciante, acompanhado de aulas de teoria e percepção musical. Além de atender a comunidade local, o projeto atuou também como uma prática de estágio, uma vez que o aluno extensionista voluntário que colaborou com o projeto exerceu a função de professor de violão. Eram oferecidas quatro horas de aulas semanais para duas turmas contemplando o período matutino e vespertino. A orientação pedagógica para a preparação das aulas de violão foi realizada pela docente idealizadora e propositora do projeto, que também ficou responsável por ministrar as aulas de teoria e percepção musical. Ao todo foram matriculados 30 alunos. Durante o processo houve evasão. Avaliamos que esta foi em decorrência de algumas interrupções provocadas pelo calendário escolar entre outros possíveis motivos. Ao final do curso os alunos que permaneceram conseguiam tocar três músicas além de realizar solfejos simples melódicos e rítmicos e ler a clave de sol e algumas cifras no violão. Amparados por um referencial teórico sobre ensino de música coletivo e ensino de música no ensino médio baseado principalmente em autores como Flávia Cruvinel (2009); Luiz Ricardo Silva Queiroz (2004); Keith Swanwick (2003) entre outros autores e sobre o estágio supervisionado como prática essencial para o formação docente como Nair Pires (2023), consideramos que o projeto foi uma primeira experiência que deve ser prolongada, aprofundada e estar em constante avaliação para ser cada vez mais significativa e eficiente em seus propósitos de ensinar violão à comunidade local, ampliar o repertório musical/cultural local e promover a experiência da docência para alunos do ensino médio integrado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.