O presente artigo tem o objetivo de mostrar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação docente, analisando os relatos de experiências de dois residentes de História em uma escola na cidade de Campina Grande-PB com ênfase no modelo do Novo Ensino Médio. O PRP surge como um componente vital na formação de futuros professores, abordando a necessidade de uma preparação sólida para a prática docente. Este estudo visa destacar a relevância do PRP na construção da didática dos educadores em formação. Baseando-se nas teorias da aprendizagem, formação de professores e pedagogia, destacando a importância do aprendizado prático na formação docente. A metodologia empregada abrange a análise de relatórios de participantes do PRP e revisão bibliográfica. O PRP, ao promover a imersão dos estudantes em ambientes escolares, possibilita a aplicação de conhecimentos teóricos em contextos reais. Essa experiência prática favorece o desenvolvimento de habilidades de comunicação, adaptação curricular e gestão de sala de aula. Além disso, o contato direto com a diversidade estudantil enriquece a compreensão das necessidades individuais e coletivas, moldando a abordagem pedagógica dos participantes. Os resultados destacam que os futuros docentes envolvidos no PRP demonstram maior confiança na implementação de estratégias de ensino. A interação com docentes experientes proporciona um espaço para troca de ideias e reflexões, influenciando positivamente a prática pedagógica. Ademais, a integração entre teoria e prática reforça a formação docente de forma holística, preparando os participantes para os desafios do ambiente educacional contemporâneo.