Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS RELAÇÕES ENTRE ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS – 2000 – 2020

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96256
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2108
    "inscrito_id" => 10727
    "titulo" => "AS RELAÇÕES ENTRE ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS – 2000 – 2020"
    "resumo" => "A pesquisa foi motivada pela crise que a civilização humana passa no período denominado pós-modernidade. A atualidade é caracterizada pela grande fluidez de informação, fragmentação do saber, mudanças rápidas e perda de referência em relação aos padrões modernos. Essa período costuma ser denominado modernidade tardia (HALL), pós-modernidade (LYOTARD) ou modernidade líquida (BAUMAN). A educação também está inserida pelos paradigmas da eficiência, fragmentação do saber, produtividade e formação voltada para as demandas de mercado. Inúmeros estudiosos procuram compreendê-la como Morin, Lyotard, Hall, Bauman, Boaventura dos Santos e Morin. A partir do ponto de vista espiritualista podemos mencionar Goswami, Grof, Wilber e Moraes. Assim, resolvemos investigar a produção científica em artigos entre os anos 2000-2020. A metodologia utilizou as palavras-chave educação e espiritualidade nas seguintes plataformas: portal de periódicos CAPES, a base de dados da Scielo (Scientific Electronic Library On-line) e a Microsoft Academic Search e Highbeam. Identificamos 24 artigos com os seguintes qualis: B5 (03), A2, B1, B2 e B4 encontramos dois em cada, A1, A4, B3 e C localizamos um, alguns não foram possíveis coletar esse dado. A temática está expandindo desde 2004, no ano de 2012 teve um marco significativo e continua evoluindo. A maioria das publicações foram em editoras universitárias (16) e as comerciais são as minoria (06). A maioria dos autores possuía mestrado e/ou doutorado, também identificamos que foram 19 mulheres e 17 homens. Os dados apontam na sua maioria (18 artigos), que o conceito de espiritualidade é concebido com uma realidade ontologicamente transcendente ao humano, e seis artigos compreenderam a espiritualidade como uma projeção do humano. A relação entre educação e espiritualidade evidenciou-se ao conceber que além do conhecimento cientifico-acadêmico, uma educação que visa a formação de caráter, valores e que possibilite reflexões pertinentes para as circunstâncias individuais e sociais a fim de uma vida harmônica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10727_TB2108_19112023224803.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERNANE CARNEIRO CARVALHO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ERNANE FILHO"
    "autor_email" => "ernane.professor@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96256
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2108
    "inscrito_id" => 10727
    "titulo" => "AS RELAÇÕES ENTRE ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS – 2000 – 2020"
    "resumo" => "A pesquisa foi motivada pela crise que a civilização humana passa no período denominado pós-modernidade. A atualidade é caracterizada pela grande fluidez de informação, fragmentação do saber, mudanças rápidas e perda de referência em relação aos padrões modernos. Essa período costuma ser denominado modernidade tardia (HALL), pós-modernidade (LYOTARD) ou modernidade líquida (BAUMAN). A educação também está inserida pelos paradigmas da eficiência, fragmentação do saber, produtividade e formação voltada para as demandas de mercado. Inúmeros estudiosos procuram compreendê-la como Morin, Lyotard, Hall, Bauman, Boaventura dos Santos e Morin. A partir do ponto de vista espiritualista podemos mencionar Goswami, Grof, Wilber e Moraes. Assim, resolvemos investigar a produção científica em artigos entre os anos 2000-2020. A metodologia utilizou as palavras-chave educação e espiritualidade nas seguintes plataformas: portal de periódicos CAPES, a base de dados da Scielo (Scientific Electronic Library On-line) e a Microsoft Academic Search e Highbeam. Identificamos 24 artigos com os seguintes qualis: B5 (03), A2, B1, B2 e B4 encontramos dois em cada, A1, A4, B3 e C localizamos um, alguns não foram possíveis coletar esse dado. A temática está expandindo desde 2004, no ano de 2012 teve um marco significativo e continua evoluindo. A maioria das publicações foram em editoras universitárias (16) e as comerciais são as minoria (06). A maioria dos autores possuía mestrado e/ou doutorado, também identificamos que foram 19 mulheres e 17 homens. Os dados apontam na sua maioria (18 artigos), que o conceito de espiritualidade é concebido com uma realidade ontologicamente transcendente ao humano, e seis artigos compreenderam a espiritualidade como uma projeção do humano. A relação entre educação e espiritualidade evidenciou-se ao conceber que além do conhecimento cientifico-acadêmico, uma educação que visa a formação de caráter, valores e que possibilite reflexões pertinentes para as circunstâncias individuais e sociais a fim de uma vida harmônica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10727_TB2108_19112023224803.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERNANE CARNEIRO CARVALHO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ERNANE FILHO"
    "autor_email" => "ernane.professor@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa foi motivada pela crise que a civilização humana passa no período denominado pós-modernidade. A atualidade é caracterizada pela grande fluidez de informação, fragmentação do saber, mudanças rápidas e perda de referência em relação aos padrões modernos. Essa período costuma ser denominado modernidade tardia (HALL), pós-modernidade (LYOTARD) ou modernidade líquida (BAUMAN). A educação também está inserida pelos paradigmas da eficiência, fragmentação do saber, produtividade e formação voltada para as demandas de mercado. Inúmeros estudiosos procuram compreendê-la como Morin, Lyotard, Hall, Bauman, Boaventura dos Santos e Morin. A partir do ponto de vista espiritualista podemos mencionar Goswami, Grof, Wilber e Moraes. Assim, resolvemos investigar a produção científica em artigos entre os anos 2000-2020. A metodologia utilizou as palavras-chave educação e espiritualidade nas seguintes plataformas: portal de periódicos CAPES, a base de dados da Scielo (Scientific Electronic Library On-line) e a Microsoft Academic Search e Highbeam. Identificamos 24 artigos com os seguintes qualis: B5 (03), A2, B1, B2 e B4 encontramos dois em cada, A1, A4, B3 e C localizamos um, alguns não foram possíveis coletar esse dado. A temática está expandindo desde 2004, no ano de 2012 teve um marco significativo e continua evoluindo. A maioria das publicações foram em editoras universitárias (16) e as comerciais são as minoria (06). A maioria dos autores possuía mestrado e/ou doutorado, também identificamos que foram 19 mulheres e 17 homens. Os dados apontam na sua maioria (18 artigos), que o conceito de espiritualidade é concebido com uma realidade ontologicamente transcendente ao humano, e seis artigos compreenderam a espiritualidade como uma projeção do humano. A relação entre educação e espiritualidade evidenciou-se ao conceber que além do conhecimento cientifico-acadêmico, uma educação que visa a formação de caráter, valores e que possibilite reflexões pertinentes para as circunstâncias individuais e sociais a fim de uma vida harmônica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.