Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA DAS (IM) POSSIBILIDADES: A POROSIDADE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DAS MULTI-AFETAÇÕES DAS PROFESSORAS(ES) NA (PER)FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É possível pensar na formação de professores e professoras através das suas multi-afetações, numa perspectiva performática no âmbito da transposição didática, no que tange as (im)possibilidades emergentes na educação básica pública? Para discorrer sobre a presente temática se faz necessário deixar claro o trajeto que permeia o início deste bordado, que por sua vez, tende a ser alimentado pelas marcas e multi-afetações de muitas vidas que perambulam pelos solos frutíferos e espinhosos da educação pública brasileira. Neste estudo, propõem-se o dialogo sobre a formação continuada dos professores através da ação performática, buscando, portanto, entender os efeitos da (Per)formação dos professores que ensinam e aprendem performando. Iniciamos pela busca de entendimento acerca do objeto/sujeito, que através do olhar poético e metafórico, trás a Pedagogia das (Im)possibilidades como ação investigativa desta pesquisa. O processo cotidiano do ensino e aprendizagem dos profissionais da educação básica, citado nesta pesquisa, consiste em validar a figura técnica do docente pela ótica do ensino e a figura humana, social e acadêmica, através da aprendizagem constante, de modo que permite ao professor(a) vislumbrar seu olhar para si e para as multi-afetações que emergem do seu contato constante com os estudantes e demais atores que compõe o corpo-território escolar. A transposição didática acerca das multi-afetações das professoras e professores no processo de (Per)formação continuada, neste estudo, busca ser observada, analisada e compreendida, de modo a tecer reflexões escritas de como os docentes reagem em sala de aula através das marcas de suas aprendizagens, das suas formações, do seu trajeto de vida na educação, observando a tendência pedagógica, a didática e os métodos de ensino que lhes compuseram profissionais da educação básica. De modo, portanto, a entender se é possível transpor didaticamente, saberes acerca dos objetos de conhecimentos que circundam o eu, e as multi-afetações singulares-plurais dos professores e estudantes.

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