Este trabalho é resultado do projeto de extensão do curso de graduação Educação Especial em EAD pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. O objetivo foi caracterizar o contexto da relação família-escola em uma escola do município de Vitória de Santo Antão-PE. A facilidade no acesso à escola foi o principal critério de escolha do lócus do trabalho. A principal ferramenta de coleta de dados foi o questionário, que foi respondido pela coordenadora pedagógica, já que o projeto de extensão tinha como principal objetivo saber qual a visão da escola sobre essa relação. No estudo bibliográfico, alguns estudos nos ajudaram a discutir sobre a importância da relação família-escola para a formação de cidadãos e para auxiliar no processo de desenvolvimento humano e social, sobretudo na aprendizagem. Como resultados, encontramos uma escola que entende a importância de se estabelecer uma boa relação com as famílias, no entanto, na prática, acontece de forma superficial. Percebemos a presença da família em reuniões para receber informações gerais ou específicas de cada criança matriculada. Outra percepção foi que as famílias demonstram interesse em ser mais presentes e atuantes na escola, visto que se colocam sempre a disposição para participar dos poucos eventos que a escola realiza e convida. Consideramos que a presença das famílias nas escolas deve superar a perspectiva da participação em eventos e reuniões.