Com o surgimento do complemento à BNCC - Computação, destinado cono referência para o ensino da Computação na Educação Básica, as escolas de todo país estão sendo solicitadas a rever seus currículos visando a inserção dos saberes relacionados com Computação. Nesse contexto, observa-se uma carência, principalmente nas escolas públicas, em encontrar recursos didático-pedagógicos de apoio para os professores de turmas iniciais do Ensino Fundamental I. Portanto, o objetivo desse trabalho é apresentar alternativas de adaptação de atividades didáticas convencionais da sala de aula nessa etapa escolar, contextualizando-as a partir da concepção da computação desplugada. Consequentemente, também é explorado o conceito do Pensamento Computacional, estimulando o raciocínio lógico e tendo em vista aumentar o desempenho das crianças nas habilidades de leitura e escrita. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa e sua coleta de dados utilizou-se dos métodos da observação participante e feedbacks obtidos junto a professora da turma a partir de um questionário de avaliação de prática. Essa prática foi desenvolvida numa escola municipal durante atividades do estágio supervisionado de Licenciatura em Computação, tendo como participantes, uma turma de 27 crianças cursando o 2º ano do Ensino Fundamental I. Como resultados dessas adaptações foram gerados planos de aulas com atividade de criptografia, cruzadinha, caça-palavras, entre outras atividades adaptadas e desenvolvidas na perspectiva desplugada, para desenvolvimento a partir do uso de matérias escolares básicos e acessíveis como papel, lápis, tesoura, etc.