Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95337
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 911
    "inscrito_id" => 10509
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "As instituições educacionais vêm sofrendo influências com o advento das tecnologias digitais, o que implica em uma necessidade de atualização das práticas metodológicas que são desenvolvidas nesses espaços. Assim, a proposta do artigo é apresentar um mapeamento com o objetivo de compreender as práticas pedagógicas apoiadas por tecnologias digitais no ensino de Matemática. A metodologia utilizada segue os princípios da pesquisa qualitativa e tem como base o mapeamento teórico na pesquisa educacional, constituído pelas etapas de: identificação, classificação e organização das produções e, finalmente, a análise. Houve a identificação das pesquisas na Revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, onde foi utilizado o termo “tecnologias digitais”, no período de 2011 a 2022. Com isso, foram encontrados 46 artigos, sendo lidos o título, resumo e palavras-chaves, e organizados em uma planilha eletrônica. Após foram excluídas as produções que não se referiam a práticas pedagógicas no ensino de Matemática. Assim, o corpus da pesquisa ficou constituído de 21 artigos. Ao analisar as pesquisas verificou-se que as práticas pedagógicas se direcionam a três eixos, os quais são: práticas na educação básica, na educação superior e em atividades extensionistas. Com isso, obteve-se um panorama das práticas pedagógicas que são desenvolvidas no âmbito das universidades e das instituições escolares, sendo possível ampliar a compreensão do seu uso mediante as tecnologias digitais no ensino da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10509_TB911_17112023011619.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIÉLE MENDONÇA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "JESSIÉLE"
    "autor_email" => "jessielearruda@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95337
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 911
    "inscrito_id" => 10509
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "As instituições educacionais vêm sofrendo influências com o advento das tecnologias digitais, o que implica em uma necessidade de atualização das práticas metodológicas que são desenvolvidas nesses espaços. Assim, a proposta do artigo é apresentar um mapeamento com o objetivo de compreender as práticas pedagógicas apoiadas por tecnologias digitais no ensino de Matemática. A metodologia utilizada segue os princípios da pesquisa qualitativa e tem como base o mapeamento teórico na pesquisa educacional, constituído pelas etapas de: identificação, classificação e organização das produções e, finalmente, a análise. Houve a identificação das pesquisas na Revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, onde foi utilizado o termo “tecnologias digitais”, no período de 2011 a 2022. Com isso, foram encontrados 46 artigos, sendo lidos o título, resumo e palavras-chaves, e organizados em uma planilha eletrônica. Após foram excluídas as produções que não se referiam a práticas pedagógicas no ensino de Matemática. Assim, o corpus da pesquisa ficou constituído de 21 artigos. Ao analisar as pesquisas verificou-se que as práticas pedagógicas se direcionam a três eixos, os quais são: práticas na educação básica, na educação superior e em atividades extensionistas. Com isso, obteve-se um panorama das práticas pedagógicas que são desenvolvidas no âmbito das universidades e das instituições escolares, sendo possível ampliar a compreensão do seu uso mediante as tecnologias digitais no ensino da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10509_TB911_17112023011619.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIÉLE MENDONÇA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "JESSIÉLE"
    "autor_email" => "jessielearruda@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As instituições educacionais vêm sofrendo influências com o advento das tecnologias digitais, o que implica em uma necessidade de atualização das práticas metodológicas que são desenvolvidas nesses espaços. Assim, a proposta do artigo é apresentar um mapeamento com o objetivo de compreender as práticas pedagógicas apoiadas por tecnologias digitais no ensino de Matemática. A metodologia utilizada segue os princípios da pesquisa qualitativa e tem como base o mapeamento teórico na pesquisa educacional, constituído pelas etapas de: identificação, classificação e organização das produções e, finalmente, a análise. Houve a identificação das pesquisas na Revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, onde foi utilizado o termo “tecnologias digitais”, no período de 2011 a 2022. Com isso, foram encontrados 46 artigos, sendo lidos o título, resumo e palavras-chaves, e organizados em uma planilha eletrônica. Após foram excluídas as produções que não se referiam a práticas pedagógicas no ensino de Matemática. Assim, o corpus da pesquisa ficou constituído de 21 artigos. Ao analisar as pesquisas verificou-se que as práticas pedagógicas se direcionam a três eixos, os quais são: práticas na educação básica, na educação superior e em atividades extensionistas. Com isso, obteve-se um panorama das práticas pedagógicas que são desenvolvidas no âmbito das universidades e das instituições escolares, sendo possível ampliar a compreensão do seu uso mediante as tecnologias digitais no ensino da Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.