Este artigo tem por finalidade contribuir com as discussões pontuadas acerca da administração escolar sobre o viés de reflexão na perspectiva da gestão democrática. Sendo nosso principal objetivo compreender, do ponto de vista téorico-bibliografico, a função deste profissional no contexto escolar, em especial à gestão escolar da Educação Básica. Há algumas décadas o tema sobre gestão escolar vem tomando dimensões discursivas muito grandes no meio educacional, e essas discursões se dão devido aos modelos adotados e utilizados, as quais não tem suprido as demandas por um trabalho participativo e democrático, de modo que todos os interessados possam participar das políticas educacionais e, consequentemente, da vida escolar. Para isso, partimos da seguinte indagação: utilizando os teóricos que tratam dessa temática, qual o nível de conhecimento do atual gestor sobre gestão democrática e sua aplicabilidade na escola. Como resultado visível, podemos perceber que o discurso da democratização em sua abrangência está repercutindo em todas as áreas da educação. No atual contexto da educação brasileira tem se dado muita ênfase ao conceito de gestão democrática. Em todos os lugares onde se discute a educação, este tema tem ganhado centralidade por sua pertinência, a gestão tem que ser democrática, pois é algo presente na lei, sendo então de extrema importância ser seguido e executado paulatinamente.