Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS ESPECIFICIDADES DOS ESTUDANTES DA EJA: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MATEMÁTICA, PIBID Comunicação Científica (CC) Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9607
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 113
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS ESPECIFICIDADES DOS ESTUDANTES DA EJA: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID"
    "resumo" => "A EJA é uma modalidade de ensino com especificidades próprias e requer uma metodologia que favoreça o aprendizado dos seus sujeitos, considerando-os como agentes sociais que possuem conhecimentos advindos das suas vivências. Deste modo, o ensino de conteúdos matemáticos na EJA deve contemplar situações do cotidiano, dentro de um contexto que os estudantes estejam inseridos. Este estudo busca conhecer as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de matemática por bolsistas do PIBID, na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os professores em formação estão levando à escola práticas pedagógicas capazes de inserir os estudantes da EJA no contexto educacional contemporâneo, partindo das suas vivências e somando a elas aprendizagens significativas de conteúdos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MATEMÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_09_55_35_idinscrito_113_dc4ceee54eacb0ce328444e72aeaa6d1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERCIANE RAMOS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "GERCIANE RAMOS"
    "autor_email" => "gerciane_ramos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRPE/UAG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9607
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 113
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS ESPECIFICIDADES DOS ESTUDANTES DA EJA: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID"
    "resumo" => "A EJA é uma modalidade de ensino com especificidades próprias e requer uma metodologia que favoreça o aprendizado dos seus sujeitos, considerando-os como agentes sociais que possuem conhecimentos advindos das suas vivências. Deste modo, o ensino de conteúdos matemáticos na EJA deve contemplar situações do cotidiano, dentro de um contexto que os estudantes estejam inseridos. Este estudo busca conhecer as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de matemática por bolsistas do PIBID, na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os professores em formação estão levando à escola práticas pedagógicas capazes de inserir os estudantes da EJA no contexto educacional contemporâneo, partindo das suas vivências e somando a elas aprendizagens significativas de conteúdos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MATEMÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_09_55_35_idinscrito_113_dc4ceee54eacb0ce328444e72aeaa6d1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERCIANE RAMOS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "GERCIANE RAMOS"
    "autor_email" => "gerciane_ramos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRPE/UAG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

A EJA é uma modalidade de ensino com especificidades próprias e requer uma metodologia que favoreça o aprendizado dos seus sujeitos, considerando-os como agentes sociais que possuem conhecimentos advindos das suas vivências. Deste modo, o ensino de conteúdos matemáticos na EJA deve contemplar situações do cotidiano, dentro de um contexto que os estudantes estejam inseridos. Este estudo busca conhecer as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de matemática por bolsistas do PIBID, na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontam que os professores em formação estão levando à escola práticas pedagógicas capazes de inserir os estudantes da EJA no contexto educacional contemporâneo, partindo das suas vivências e somando a elas aprendizagens significativas de conteúdos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.