A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas tem por objetivo a promoção do processo de ensino-aprendizagem por meio da proposição de problemas que expõem o aluno a situações capazes de motivá-lo para uma construção ativa de conhecimentos de cunho conceitual, procedimental e atitudinal. Por apresentar potencial problematizador e motivador, esta metodologia também pode ser empregada no Ensino de Biologia, na abordagem de temas diversos e por vezes complexos, como é o caso do sistema ABO e do fator Rh. O sistema ABO e o fator Rh são temas geralmente abordados em aulas de Biologia e que costumam atrair a atenção do aluno, por envolvê-lo em situações cotidianas como a tipagem sanguínea e a herança gênica. No entanto, a abordagem desses temas deve ser realizada com cautela e atenção por parte do professor durante seu trabalho de planejamento e orientação das atividades em sala, tendo em vista a possiblidade do surgimento de possíveis erros durante o processo de construção do conhecimento por parte do aluno. Neste sentido, a escolha dos recursos e da metodologia adotada nas aulas, se põem em posição de destaque para a vivência de um processo de ensino-aprendizagem eficiente. Diante da problemática, foi proposta a criação de um roteiro de aula prática sobre tipagem sanguínea baseada na resolução de problemas, no qual, desenvolvemos uma técnica que utiliza recursos simples, de baixo custo e facilmente replicável em aulas práticas de Biologia, que pode ser utilizado como potencializador do processo de ensinoaprendizagem. Como recursos básicos da técnica, utilizamos: cola branca, bicarbonato de sódio, bórax, corantes alimentícios, amido de milho, água filtrada e leite.