As metodologias ativas com a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e na aprendizagem de matemática ainda é um desafio para muitos professores, seja por falta de conhecimento sobre o assunto ou porque insistem na transmissão de conteúdos de forma linear, em que os principais instrumentos utilizados são a lousa e o livro didático. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar a integração do software Tinkercad com as metodologias ativas para o ensino e aprendizagem da Geometria nos primeiros anos do ensino fundamental. O aporte teórico será à luz da teoria de Piaget e Moran. A metodologia adota a abordagem qualitativa realizada a partir da revisão de literatura, na qual as fontes selecionadas foram extraídas das bases de dados do catálogo de teses e dissertações e do portal de periódicos, ambos pertencentes à CAPES e em livros armazenados no acervo dos pesquisadores. No total foram selecionados para a composição do corpus de análise 23 documentos divididos entre 6 livros, 3 teses, 5 dissertações e 9 artigos no espaço temporal entre 2018 a 2023. Por conseguinte, a análise se deu a partir da Análise Textual Discursiva, que sugere a divisão de categorias e subcategorias para melhor interpretar as informações. Dessa forma, os resultados apontam que as pesquisas sobre o uso de TDIC nos primeiros anos do ensino fundamental ainda são incipientes e até o momento da escrita deste texto, não foram encontradas pesquisas que tratam do uso do software Tinkercad ou de outro simulador de ambiente virtual para o ensino da Geometria nessa etapa da educação básica, indicando assim a necessidade de realizar pesquisas, sobretudo, de intervenção nessa área.