Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE À RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98593
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5205
    "inscrito_id" => 539
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE À RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS."
    "resumo" => "Discutir acerca da recomposição das aprendizagens viabiliza não somente o corpo discente e docente mas o trabalho do coordenador pedagógico frente as ações que são realizadas. Tendo em vista que o papel do coordenador não é administrar pessoas mas articular-se com o corpo docente no fazer pedagógico. A recomposição engloba habilidades não consolidadas, avaliação, currículo, formação e acompanhamento pedagógico. Nosso objetivo é refletir sobre papel do coordenador pedagógico frente a recomposição das aprendizagens, através de um relato de experiência. Para este estudo utilizaremos a BNCC e autores que discorrem sobre essa temática, Luckesi(2005), Freire(1996) Oliveira (2009) entre outros. O coordenador pedagógico tem um papel de mediador em diversas instâncias dentro de uma instituição de ensino. O seu trabalho vai além de auxiliar os professores nas articulações curriculares, seu trabalho é pautado como um agente transformador da escola. Compete a ele questionar, analisar e apoiar as práticas acadêmicas e as ações executadas em salas de aulas pelos docentes, fazendo com que os professores avaliem suas práticas de forma crítica, para alcançarem ótimos resultados. No percurso da recomposição algumas estratégias devem ser tomadas como o currículo prioritário, recurso didático, avaliação diagnostica e formativa, formação continuada, gestão do tempo e acompanhamento pedagógico, tudo entrelaçado entre docente e coordenação pedagógica. Contudo este relato de experiência vem pontuar o papel do coordenador enquanto formador e articulador das ações que são realizadas numas perspectiva de recompor as aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID539_TB5205_19062023221957.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALTER LUCIO DA SILVA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "WALTER"
    "autor_email" => "walter-lucio@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98593
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5205
    "inscrito_id" => 539
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE À RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS."
    "resumo" => "Discutir acerca da recomposição das aprendizagens viabiliza não somente o corpo discente e docente mas o trabalho do coordenador pedagógico frente as ações que são realizadas. Tendo em vista que o papel do coordenador não é administrar pessoas mas articular-se com o corpo docente no fazer pedagógico. A recomposição engloba habilidades não consolidadas, avaliação, currículo, formação e acompanhamento pedagógico. Nosso objetivo é refletir sobre papel do coordenador pedagógico frente a recomposição das aprendizagens, através de um relato de experiência. Para este estudo utilizaremos a BNCC e autores que discorrem sobre essa temática, Luckesi(2005), Freire(1996) Oliveira (2009) entre outros. O coordenador pedagógico tem um papel de mediador em diversas instâncias dentro de uma instituição de ensino. O seu trabalho vai além de auxiliar os professores nas articulações curriculares, seu trabalho é pautado como um agente transformador da escola. Compete a ele questionar, analisar e apoiar as práticas acadêmicas e as ações executadas em salas de aulas pelos docentes, fazendo com que os professores avaliem suas práticas de forma crítica, para alcançarem ótimos resultados. No percurso da recomposição algumas estratégias devem ser tomadas como o currículo prioritário, recurso didático, avaliação diagnostica e formativa, formação continuada, gestão do tempo e acompanhamento pedagógico, tudo entrelaçado entre docente e coordenação pedagógica. Contudo este relato de experiência vem pontuar o papel do coordenador enquanto formador e articulador das ações que são realizadas numas perspectiva de recompor as aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID539_TB5205_19062023221957.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALTER LUCIO DA SILVA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "WALTER"
    "autor_email" => "walter-lucio@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Discutir acerca da recomposição das aprendizagens viabiliza não somente o corpo discente e docente mas o trabalho do coordenador pedagógico frente as ações que são realizadas. Tendo em vista que o papel do coordenador não é administrar pessoas mas articular-se com o corpo docente no fazer pedagógico. A recomposição engloba habilidades não consolidadas, avaliação, currículo, formação e acompanhamento pedagógico. Nosso objetivo é refletir sobre papel do coordenador pedagógico frente a recomposição das aprendizagens, através de um relato de experiência. Para este estudo utilizaremos a BNCC e autores que discorrem sobre essa temática, Luckesi(2005), Freire(1996) Oliveira (2009) entre outros. O coordenador pedagógico tem um papel de mediador em diversas instâncias dentro de uma instituição de ensino. O seu trabalho vai além de auxiliar os professores nas articulações curriculares, seu trabalho é pautado como um agente transformador da escola. Compete a ele questionar, analisar e apoiar as práticas acadêmicas e as ações executadas em salas de aulas pelos docentes, fazendo com que os professores avaliem suas práticas de forma crítica, para alcançarem ótimos resultados. No percurso da recomposição algumas estratégias devem ser tomadas como o currículo prioritário, recurso didático, avaliação diagnostica e formativa, formação continuada, gestão do tempo e acompanhamento pedagógico, tudo entrelaçado entre docente e coordenação pedagógica. Contudo este relato de experiência vem pontuar o papel do coordenador enquanto formador e articulador das ações que são realizadas numas perspectiva de recompor as aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.