A sequência didática tem como principal objetivo identificar as relações ecológicas dos seres vivos e a preservação do meio ambiente em um espaço não formal. Nenhum organismo é encontrado sozinho no ambiente, por isso os organismos de mesmas espécies e espécies diferentes coexistem e interagem uns com os outros. Como a mata atlântica está presente em quase todo território do município de Jaboatão dos Guararapes, inclusive no entorno do ambiente da EREM Simon Bolivar, foi possível demonstrar aos alunos que temos um ambiente ecológico, que pode ser considerado um laboratório ao ar livre e ter uma visão investigativa para a natureza que nos rodeia. Com base neste “olhar”, usando a tecnologia da realidade virtual e o celular, os educandos puderam fotografar seres vivos em seu habitat natural na própria escola ,sem a necessidade de recolher a espécies observando e classificando os tipos de relações em que cada ser vivo tem com o outro e assim isentar que aquele meio sofra algum tipo de alteração para que não prejudique outros seres que são dependentes de alguma forma daquela área e usar a realidade aumentada para identificar e propor soluções para o ambiente que nos rodeia. A participação dos alunos foi bastante construtiva desde as primeiras aulas. Foi possível observar que muitos alunos não conheciam as relações tróficas e ecológicas e nem a sua importância para o meio ambiente. Ao levá-los para a trilha escolar, foi possível pôr em prática a atividade investigativa e conseguiram enxergar o meio ambiente escolar com mais cautela.