Este trabalho, fruto de pesquisas em andamento para elaboração de tese na área de História, investiga parte da trajetória educacional do político paraibano Wilson Leite Braga. Ao acompanhar essa trajetória, seu objetivo central visa problematizar um momento da história da educação brasileira, refletindo sobre o modelo de ensino (estrutura curricular, formação docente) presente no Ginásio Diocesano de Patos-PB, nas décadas de 1940 a 1950. Á medida que analisa esse modelo educacional especifico, o trabalho estabelece as conexões dessa instituição com o contexto nacional de disputas pelo monopólio de ensino entre a Igreja Católica e os integrantes da Escola Nova. Desse modo, a pesquisa parte da ideia de que o tipo de educação ofertada por esses colégios (diocesanos) dava continuidade a um modelo de formação para as elites, sendo esses espaços locais de passagem dos herdeiros políticos de famílias tradicionais que atuavam nesse campo, em estados a exemplo da Paraíba. Para tanto, sua fundação teórico-metodológica, ancora-se nos autores que dialogam sobre o uso da biografia no campo da História, sobretudo quanto à possibilidade estudar uma trajetória como meio de compreender as dinâmicas sociais de um grupo em dado momento da História. Nesse sentido, o trabalho apresenta como essas instituições além de refletirem esse contexto de disputas pelo monopólio do ensino, possuíam também em sua estrutura características imprescindíveis para a futura atuação desses jovens no campo da política partidária.