Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR PARA OS SENTIMENTOS DOS LEITORES ACADÊMICOS (DO POEMA) À LUZ DA PERFORMANCE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa investiga os sentimentos de alunos do Curso de Letras-Português, do Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), frente à leitura oral-performatizada do poema na sala de aula, durante a formação docente. Este estudo, de caráter bibliográfico, documental e qualiquantitativo, busca analisar as experiências leitoras de alunos(as) a partir dos componentes curriculares de Oralidade, Leitura e Produção de Textos, Teoria da Poesia e Teoria da Narrativa. Sustentamo-nos nas concepções de oralidade, vocalidade e performance de Zumthor (1997; 2010; 2014); no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba em vigor (2016); e ainda na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) (2018), como documento parametrizador também da oralidade enquanto prática de linguagem no Ensino Básico no Brasil. Os resultados obtidos, fruto de aplicação de um questionário com os discentes de cinco turmas do referido curso, apontaram para algumas dificuldades que refletem a subalternidade da performance em sala de aula durante o processo de formação: a) a quase completa escassez da leitura oral-performática; b) falta de incentivo e apoio docente; c) carência de metodologias direcionadas para tal atividade, cujos efeitos resvalam inevitavelmente no despreparo dos futuros docentes no exercício de suas práticas leitoras performáticas com seus alunos(as) no ensino básico.

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