DEMONSTRAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: IDENTIFICAÇÃO E COMBATE À FAKE NEWS POR MEIO DE APLICAÇÕES NA WEB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97155 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3320 "inscrito_id" => 14044 "titulo" => "DEMONSTRAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: IDENTIFICAÇÃO E COMBATE À FAKE NEWS POR MEIO DE APLICAÇÕES NA WEB" "resumo" => "Este artigo, fruto do Trabalho Final de Curso da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT (EaD), pelo Instituto Federal do Espírito Santo, visa expor uma proposta de sequência didática, no componente curricular de Língua Portuguesa, para o curso técnico: Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, com o seguinte tema: identificação e combate à Fake News por meio de aplicações na web, tomando como pressuposto que somos bombardeados de notícias todos os dias, principalmente nas mídias digitais. Nossa finalidade é propor aos estudantes a avaliação de textos suspeitos ou não que circulam na sociedade, bem como a demonstração da importância de verificar as fontes das notícias, checando a confiabilidade, e, por fim, a fomentação da prática de competências adquiridas no curso mencionado a respeito do monitoramento de projetos de aplicações para Web e dispositivos móveis, no intuito de identificar esses tipos de notícias. Nesta comunicação serão detalhados no tocante às atividades propostas: a contextualização, os objetivos, o desenvolvimento, as formas de avaliação, assim como os resultados esperados. Ademais, será abordado sobre a modalidade da educação profissional e tecnológica e suas contribuições na formação de cidadãos. Nossa discussão estará amparada pelas seguintes discussões: Alves (2020), Brasil (2004) (2021), Barato (2015) (2016), Freire (2004), Schneuwly e Dolz (2014), entre outras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14044_TB3320_20052023214633.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA RAFAEL DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA RAFAEL" "autor_email" => "araujo.andreiarafael@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97155 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3320 "inscrito_id" => 14044 "titulo" => "DEMONSTRAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: IDENTIFICAÇÃO E COMBATE À FAKE NEWS POR MEIO DE APLICAÇÕES NA WEB" "resumo" => "Este artigo, fruto do Trabalho Final de Curso da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT (EaD), pelo Instituto Federal do Espírito Santo, visa expor uma proposta de sequência didática, no componente curricular de Língua Portuguesa, para o curso técnico: Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, com o seguinte tema: identificação e combate à Fake News por meio de aplicações na web, tomando como pressuposto que somos bombardeados de notícias todos os dias, principalmente nas mídias digitais. Nossa finalidade é propor aos estudantes a avaliação de textos suspeitos ou não que circulam na sociedade, bem como a demonstração da importância de verificar as fontes das notícias, checando a confiabilidade, e, por fim, a fomentação da prática de competências adquiridas no curso mencionado a respeito do monitoramento de projetos de aplicações para Web e dispositivos móveis, no intuito de identificar esses tipos de notícias. Nesta comunicação serão detalhados no tocante às atividades propostas: a contextualização, os objetivos, o desenvolvimento, as formas de avaliação, assim como os resultados esperados. Ademais, será abordado sobre a modalidade da educação profissional e tecnológica e suas contribuições na formação de cidadãos. Nossa discussão estará amparada pelas seguintes discussões: Alves (2020), Brasil (2004) (2021), Barato (2015) (2016), Freire (2004), Schneuwly e Dolz (2014), entre outras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14044_TB3320_20052023214633.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA RAFAEL DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA RAFAEL" "autor_email" => "araujo.andreiarafael@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }