Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100509
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7748
    "inscrito_id" => 9011
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de biologia traz uma abordagem didática relevante para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação básica dos estudantes do Ensino Médio, possibilitando que vivenciem a pesquisa de forma prática, estimulando a curiosidade para buscar conhecimentos científicos. O artigo tem como objetivo descrever a experiência vivenciada usando microscópio na disciplina de Biologia durante aula pratica em laboratório, provocando maior interesse dos mesmos. A aula pratica foi realizada pelos alunos de duas turmas de 2º ano do Ensino Médio do IFTO Campus Araguatins, que teve como tema as Algas, foi realizado no laboratório de Biologia do IFTO Campus Araguatins, e orientado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que participam ativamente do programa Residência Pedagógica. Os materiais utilizados na aula prática foram lamina, lamínula, algodão, microscópios. Os estudantes coletaram amostra em um córrego próximo a instituição de forma dinâmica e interativa em grupos. Aula teórica e pratica relacionaram à realidade dos alunos e mostrou a relevância das algas, principalmente analisada para o ambiente e a humanidade. Nota-se que despertou maior interesse dos discentes pelas aulas de Biologia, contribuiu de forma significativa para a construção do conhecimento e pesquisa dos alunos, tornando os alunos motivados e protagonista do próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9011_TB7748_20112023200052.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.silva9@estudante."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100509
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7748
    "inscrito_id" => 9011
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de biologia traz uma abordagem didática relevante para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação básica dos estudantes do Ensino Médio, possibilitando que vivenciem a pesquisa de forma prática, estimulando a curiosidade para buscar conhecimentos científicos. O artigo tem como objetivo descrever a experiência vivenciada usando microscópio na disciplina de Biologia durante aula pratica em laboratório, provocando maior interesse dos mesmos. A aula pratica foi realizada pelos alunos de duas turmas de 2º ano do Ensino Médio do IFTO Campus Araguatins, que teve como tema as Algas, foi realizado no laboratório de Biologia do IFTO Campus Araguatins, e orientado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que participam ativamente do programa Residência Pedagógica. Os materiais utilizados na aula prática foram lamina, lamínula, algodão, microscópios. Os estudantes coletaram amostra em um córrego próximo a instituição de forma dinâmica e interativa em grupos. Aula teórica e pratica relacionaram à realidade dos alunos e mostrou a relevância das algas, principalmente analisada para o ambiente e a humanidade. Nota-se que despertou maior interesse dos discentes pelas aulas de Biologia, contribuiu de forma significativa para a construção do conhecimento e pesquisa dos alunos, tornando os alunos motivados e protagonista do próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9011_TB7748_20112023200052.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.silva9@estudante."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de biologia traz uma abordagem didática relevante para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação básica dos estudantes do Ensino Médio, possibilitando que vivenciem a pesquisa de forma prática, estimulando a curiosidade para buscar conhecimentos científicos. O artigo tem como objetivo descrever a experiência vivenciada usando microscópio na disciplina de Biologia durante aula pratica em laboratório, provocando maior interesse dos mesmos. A aula pratica foi realizada pelos alunos de duas turmas de 2º ano do Ensino Médio do IFTO Campus Araguatins, que teve como tema as Algas, foi realizado no laboratório de Biologia do IFTO Campus Araguatins, e orientado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que participam ativamente do programa Residência Pedagógica. Os materiais utilizados na aula prática foram lamina, lamínula, algodão, microscópios. Os estudantes coletaram amostra em um córrego próximo a instituição de forma dinâmica e interativa em grupos. Aula teórica e pratica relacionaram à realidade dos alunos e mostrou a relevância das algas, principalmente analisada para o ambiente e a humanidade. Nota-se que despertou maior interesse dos discentes pelas aulas de Biologia, contribuiu de forma significativa para a construção do conhecimento e pesquisa dos alunos, tornando os alunos motivados e protagonista do próprio conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.