As escolas têm percebido a importância das tecnologias para a aprendizagem. A evolução dos instrumentos tecnológicos no contexto da sociedade capitalista nos obriga a desenvolver o uso não apenas nos alunos, que são o nosso foco central, mas também em nós, professores, as competências digitais exigidas pelo mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, o presente trabalho faz uma breve reflexão sobre a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar e discute como essa ferramenta tem sido utilizada no município de Caucaia através da Plataforma Inteligente. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar o uso da referida plataforma implantada no município de Caucaia-CE comparando os resultados entre os estudantes da cidade e os do campo. O referencial teórico no qual foi construída essa pesquisa baseia-se no materialismo histórico-dialético e tem como perspectiva crítica a Pedagogia Histórico-Crítica, cuja análise da educação parte das determinações e contradições sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, complementada por uma pesquisa de campo realizada com 10 professores do campo e 10 professores da cidade, com turmas entre o 1o e o 5o ano do Ensino Fundamental, no intuito de compreender a percepção deles em relação aos desafios e possibilidades da plataforma. Na opinião dos professores, através dos jogos as crianças aprendem os conteúdos de maneira prazerosa e divertida. Contudo, constatamos que muitos alunos não sabem utilizar a tecnologia e ainda necessitam de melhores condições de ensino e de vários conhecimentos científicos, artísticos, estéticos e filosóficos para favorecer aprendizagem dos conteúdos por meio do uso dessas ferramentas. Na maioria dos casos, os pais não sabem ajudar, pois a maior parte deles não é alfabetizada, passa o dia trabalhando ou não teve oportunidade de aprender com o ensino mediado pela tecnologia.