Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DE ENSINO EM ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE COM BASE NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO OMNILATERAL E EMANCIPATÓRIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico e dialético como referencial teórico-metodológico em torno da formação profissional de professores dos anos iniciais voltados para a alfabetização em um viés omnilateral. A partir do diálogo estabelecido entre os teóricos como Freire, Moran, Smolka, Antunes, Demo, Marx, entre outros autores, trazemos as possibilidades para (re)pensar a alfabetização a partir da concepção de formação humana e emancipatória segundo a perspectiva de formação de professores fundamentada na omnilateralidade. Os estudos teóricos apontam para o conceito de omnilateralidade como a formação do ser humano integral, de forma a prover ações que fomentem o pensamento crítico docente e discente. Pela análise teórica, observamos reflexão da prática em alfabetização para além de métodos, rompendo com a lógica da formação voltada para o mercado de trabalho, possibilitando reflexões nas condições pedagógicas e humanas. O entendimento de como esses profissionais se inserem no mundo do trabalho atual, o seu papel e intencionalidade frente a prática alfabetizadora perpassa pela crítica ao processo de alfabetização como mera decodificação do código linguístico desempenha na escola em prol do capitalismo, mantendo a unilateralidade da pedagogia burguesa. Nesse sentido, refletir sobre a formação docente omnilateral, enquanto necessidade vital para a profissão, é primar pela existência de professores formados com uma base teórica consistente, ampla e abrangente da diversidade educacional, compreendendo o ser humano enquanto síntese de suas relações sociais em suas várias dimensões. Reconhecemos como a concepção omnilateral pode se apresentar desafiadora e disruptiva diante de uma lógica capitalista e individualista, mas seus conceitos e práticas emergem nas tarefas e nos anseios de se alfabetizar para a vida e nela construir sentido, exigindo revistar e ampliar conceitos indispensáveis para formação profissional do professor. Como resultado, defendemos a perspectiva omnilateral na alfabetização que coloca a educação a serviço da humanidade.

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