O trabalho aqui apresentado é um recorte da pesquisa de doutorado em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. A texto apresenta o desenho da tese, além de mostrar alguns resultados emergentes da revisão de literatura. A pesquisa investiga o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e objetiva verificar como atividades práticas experimentais podem desenvolver a alfabetização científica neste nível de ensino. Inicialmente, está sendo realizada uma Revisão Sistemática de Literatura - RSL, a qual busca verificar a existência de pesquisas e publicações que convergem para a alfabetização científica (AC) e experimentação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste sentido, entende-se que alfabetização científica busca desenvolver a capacidade de observação, análise crítica e tomada de decisões, já nos níveis iniciais de ensino. Para tanto, serão realizados encontros com alunos dos Anos Iniciais de uma escola municipal para realizar atividades práticas experimentais investigativas e verificar o nível de alfabetização científica destes alunos, tomando como base indicadores da AC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.