Este trabalho apresenta o resultado da vivência de corrida do componente curricular Seminário Temático IV, onde produzimos um artigo a partir de uma escrita sensível, com o objetivo principal de compreender como o hábito da leitura interfere e contribui em nossa escrita, mais especificamente no desenvolvimento de uma escrita sensível. Tendo como foco de pesquisa a análise de como os textos nos tornam mais criativos, explorando a escrita sensível e a expressividade em torno de palavras a partir da sua história, a conquista de confiança própria como escritor e como as leituras influenciam a opinião. Para alcançar esse objetivo, baseamos nosso estudo em uma experiência de estágio supervisionado na educação não escolar, mais especificamente na biblioteca. Observamos diferentes aspectos relacionados à leitura e sua influência na formação de convicções e no desenvolvimento da habilidade de escrever de forma envolvente e emocional. Durante o estágio, constatamos que a leitura, especialmente dos clássicos da literatura brasileira, pode influenciar a escrita sensível. Por meio de exemplos pessoais, exploramos como a leitura proporciona uma compreensão mais profunda dos sentimentos e, consequentemente, contribui para a escrita de textos mais emocionais e autênticos. Os resultados da pesquisa evidenciam que a leitura favorece a escrita sensível, auxiliando na formação de convicções e trazendo confiança na hora de escrever. Ao compreender essa relação, é possível aprimorar as habilidades de escrita, transmitindo sentimentos e emoções de forma mais efetiva. Assim, concluímos que a influência da leitura na escrita sensível é de extrema importância, destacando o herói dos clássicos da literatura brasileira como fonte de inspiração e desenvolvimento criativo.