Os cursos de licenciatura contam com grade especializada para preparar seus estudantes na construção do perfil profissional de educador, sobre suas atitudes didáticas em sala de aula e a entender o seu verdadeiro papel como mediador do conhecimento. A relação de ensino horizontal entre professor e alunos deve acontecer de forma ativa, em que o discente se torna o protagonista do próprio saber ao conseguir trilhar seu próprio caminho para o desenvolvimento. Os jogos visam auxiliar o processo ensino/aprendizagem por trazerem informações complementares às do livro didático, permitindo que os professores abordem estes temas de forma lúdica e interativa. O objetivo foi elaborar e aplicar um jogo de tabuleiro sobre os biomas brasileiros com alunos do 8° ano do ensino fundamental de escola pública de Mossoró/RN, abordando o conteúdo de forma lúdica e didática. O jogo tem um tabuleiro e cartas com perguntas contextualizadas e cartas de curiosidades. Para avaliação da viabilidade do material, foi realizada pesquisa com discentes de graduação em Ciências Biológicas. O resultado da aplicação do jogo identificou que os estudantes compreenderam bem as características específicas de cada bioma brasileiro bem como a importância destes para a biodiversidade das espécies. Também foi observado que além da atividade lúdica os alunos desenvolveram a oralidade, trabalho em equipe e a inteligência emocional na aceitação de seus erros e acertos. Quanto a avaliação após o jogo foi observado um bom rendimento dos educandos. A análise da avaliação do jogo por licenciandos do curso de biologia quanto ferramenta didática foi superior a 90%, indicando a existência de formas mais didáticas de auxiliar o ensino, que podem ser desenvolvidas facilmente a fim de que o ensino de Ciências possa ser compreendido de maneira lúdica e dinâmica, influenciando no aprendizado dos estudantes.