Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA VIAGEM PELOS BIOMAS BRASILEIROS: PROPOSTA DIDÁTICA PARA SE TRABALHAR O TEMA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97868
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4295
    "inscrito_id" => 16076
    "titulo" => "UMA VIAGEM PELOS BIOMAS BRASILEIROS: PROPOSTA DIDÁTICA PARA SE TRABALHAR O TEMA"
    "resumo" => "Os cursos de licenciatura contam com grade especializada para preparar seus estudantes na construção do perfil profissional de educador, sobre suas atitudes didáticas em sala de aula e a entender o seu verdadeiro papel como mediador do conhecimento. A relação de ensino horizontal entre professor e alunos deve acontecer de forma ativa, em que o discente se torna o protagonista do próprio saber ao conseguir trilhar seu próprio caminho para o desenvolvimento. Os jogos visam auxiliar o processo ensino/aprendizagem por trazerem informações complementares às do livro didático, permitindo que os professores abordem estes temas de forma lúdica e interativa. O objetivo foi elaborar e aplicar um jogo de tabuleiro sobre os biomas brasileiros com alunos do 8° ano do ensino fundamental de escola pública de Mossoró/RN, abordando o conteúdo de forma lúdica e didática. O jogo tem um tabuleiro e cartas com perguntas contextualizadas e cartas de curiosidades. Para avaliação da viabilidade do material, foi realizada pesquisa com discentes de graduação em Ciências Biológicas. O resultado da aplicação do jogo identificou que os estudantes compreenderam bem as características específicas de cada bioma brasileiro bem como a importância destes para a biodiversidade das espécies. Também foi observado que além da atividade lúdica os alunos desenvolveram a oralidade, trabalho em equipe e a inteligência emocional na aceitação de seus erros e acertos. Quanto a avaliação após o jogo foi observado um bom rendimento dos educandos. A análise da avaliação do jogo por licenciandos do curso de biologia quanto ferramenta didática foi superior a 90%, indicando a existência de formas mais didáticas de auxiliar o ensino, que podem ser desenvolvidas facilmente a fim de que o ensino de Ciências possa ser compreendido de maneira lúdica e dinâmica, influenciando no aprendizado dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16076_TB4295_12112023165638.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "aquinocassia521@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97868
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4295
    "inscrito_id" => 16076
    "titulo" => "UMA VIAGEM PELOS BIOMAS BRASILEIROS: PROPOSTA DIDÁTICA PARA SE TRABALHAR O TEMA"
    "resumo" => "Os cursos de licenciatura contam com grade especializada para preparar seus estudantes na construção do perfil profissional de educador, sobre suas atitudes didáticas em sala de aula e a entender o seu verdadeiro papel como mediador do conhecimento. A relação de ensino horizontal entre professor e alunos deve acontecer de forma ativa, em que o discente se torna o protagonista do próprio saber ao conseguir trilhar seu próprio caminho para o desenvolvimento. Os jogos visam auxiliar o processo ensino/aprendizagem por trazerem informações complementares às do livro didático, permitindo que os professores abordem estes temas de forma lúdica e interativa. O objetivo foi elaborar e aplicar um jogo de tabuleiro sobre os biomas brasileiros com alunos do 8° ano do ensino fundamental de escola pública de Mossoró/RN, abordando o conteúdo de forma lúdica e didática. O jogo tem um tabuleiro e cartas com perguntas contextualizadas e cartas de curiosidades. Para avaliação da viabilidade do material, foi realizada pesquisa com discentes de graduação em Ciências Biológicas. O resultado da aplicação do jogo identificou que os estudantes compreenderam bem as características específicas de cada bioma brasileiro bem como a importância destes para a biodiversidade das espécies. Também foi observado que além da atividade lúdica os alunos desenvolveram a oralidade, trabalho em equipe e a inteligência emocional na aceitação de seus erros e acertos. Quanto a avaliação após o jogo foi observado um bom rendimento dos educandos. A análise da avaliação do jogo por licenciandos do curso de biologia quanto ferramenta didática foi superior a 90%, indicando a existência de formas mais didáticas de auxiliar o ensino, que podem ser desenvolvidas facilmente a fim de que o ensino de Ciências possa ser compreendido de maneira lúdica e dinâmica, influenciando no aprendizado dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16076_TB4295_12112023165638.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "aquinocassia521@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os cursos de licenciatura contam com grade especializada para preparar seus estudantes na construção do perfil profissional de educador, sobre suas atitudes didáticas em sala de aula e a entender o seu verdadeiro papel como mediador do conhecimento. A relação de ensino horizontal entre professor e alunos deve acontecer de forma ativa, em que o discente se torna o protagonista do próprio saber ao conseguir trilhar seu próprio caminho para o desenvolvimento. Os jogos visam auxiliar o processo ensino/aprendizagem por trazerem informações complementares às do livro didático, permitindo que os professores abordem estes temas de forma lúdica e interativa. O objetivo foi elaborar e aplicar um jogo de tabuleiro sobre os biomas brasileiros com alunos do 8° ano do ensino fundamental de escola pública de Mossoró/RN, abordando o conteúdo de forma lúdica e didática. O jogo tem um tabuleiro e cartas com perguntas contextualizadas e cartas de curiosidades. Para avaliação da viabilidade do material, foi realizada pesquisa com discentes de graduação em Ciências Biológicas. O resultado da aplicação do jogo identificou que os estudantes compreenderam bem as características específicas de cada bioma brasileiro bem como a importância destes para a biodiversidade das espécies. Também foi observado que além da atividade lúdica os alunos desenvolveram a oralidade, trabalho em equipe e a inteligência emocional na aceitação de seus erros e acertos. Quanto a avaliação após o jogo foi observado um bom rendimento dos educandos. A análise da avaliação do jogo por licenciandos do curso de biologia quanto ferramenta didática foi superior a 90%, indicando a existência de formas mais didáticas de auxiliar o ensino, que podem ser desenvolvidas facilmente a fim de que o ensino de Ciências possa ser compreendido de maneira lúdica e dinâmica, influenciando no aprendizado dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.