O presente trabalho é fruto de uma pesquisa-ação realizada com alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, localizada em Campina Grande-PB. Para a execução dessa pesquisa, foram consideradas as seguintes discussões: a influência das tecnologias digitais utilizadas durante o ensino remoto, que reverberaram no sucesso escolar durante o período; a reflexão sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação, na mobilização de atitudes voltadas para a atuação social no mundo digital; a introdução da gamificação como proposta didática, que almeja o engajamento dos estudantes em prol do aprofundamento de habilidades comunicativas. A pesquisa teve como objetivo geral proporcionar aos estudantes a vivência da Língua Inglesa, por meio da exploração de ferramentas virtuais no desenvolvimento de atividades educacionais mais atrativas e dinâmicas, com o intuito de aprimorar os processos emancipatórios críticos e saudáveis na cultura digital. Os objetivos específicos foram: a) utilizar ferramentas digitais que auxiliam no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em Língua Inglesa; b) aplicar atividades com o auxílio dos aplicativos/sites: Google Forms, Bamboozle, Lyrics Training, Kahoot!, Quizizz, Padlet; c) verificar a aprendizagem dos alunos nas habilidades de fala, escuta, escrita e leitura de Língua Inglesa em práticas coletivas e individuais durante as aulas. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKELL, 2002) que utiliza o método indutivo e observacional (FLICK, 2013) do tipo documental e pesquisa-ação (GIL, 2009). Baseamos este projeto nos estudos sobre comunicação e educação (SOARES, 2018), motivação no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (SCHÜTZ, 2003) e gamificação na educação (CARLOS, 2018). De forma geral, averiguamos que a pesquisa-ação obteve sucesso, pois, a partir das atividades de gamificação e das TICs, observamos que os estudantes, com autonomia e protagonismo, desenvolveram habilidades para além da aprendizagem de Língua Inglesa, mas também competências para a vida.