O presente estudo buscou estimular estratégias metacognitivas acerca de aquisição de conhecimento ao estudar em universitários do curso de Psicologia da UPE, ao serem solicitados a refletir sobre seus métodos de estudo. Cientes de que o ensino superior, por ser um local de extrema produtividade e competitividade, pode ocasionar possíveis problemas de aprendizagem através de diversos fatores, um olhar metacognitivo pode ser fundamental para investigar as estratégias de estudo de universitários, além de buscar uma compreensão de sua aprendizagem e o que sentem em relação a ela. A metacognição, responsável por selecionar, avaliar e revisar como está o processo de aprendizagem do aluno relacionando às suas próprias habilidades e interesses, pode contribuir diretamente para construção de conhecimento, auxiliando na capacidade humana de agir sobre objetos que o rodeiam a partir de esquemas já constituídos ou solicitados anteriormente. A partir disso, a presente pesquisa foi realizada em três encontros com os participantes: no primeiro eles responderam questões sobre seus estudos e como o percebem; no segundo realizaram o Teste de Stroop seguido de perguntas sobre as estratégias usadas para respondê-lo. No último encontro, os participantes relataram se perceberam alguma mudança em seus métodos de estudos a partir dos encontros. Os resultados mostraram que o estímulo às estratégias metacognitivas é eficaz no ensino superior, interferindo nas vidas acadêmicas dos participantes a partir dos estímulos realizados. Conclui-se que mesmo os que relataram pouca aplicabilidade das estratégias aprendidas, demonstraram que tomaram conhecimento e perceberam, de alguma forma, seus métodos de estudos e o ambiente que os rodeiam, promovendo a autoavaliação. Isso expõe a possibilidade de professores universitários incentivarem estratégias metacognitivas em seus alunos, almejando uma melhor aprendizagem desses, não restringindo os estímulos a intervenções fora da sala de aula, mas as utilizando em classe.