Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2021 NA TEMÁTICA DE TERMOQUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98265
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4791
    "inscrito_id" => 19858
    "titulo" => "ANÁLISE DA ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2021 NA TEMÁTICA DE TERMOQUÍMICA"
    "resumo" => "No presente trabalho temos como objetivo de analisar livros didáticos de Química (LDQ) selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), considerando tanto a relevância desta abordagem como para a alfabetização científica e tecnológica dos estudantes como o papel do livro didático de Química nesse processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de uma formação para o exercício da cidadania. Nesse intuito, realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa e optamos em analisar capítulos dos LDQ relativos ao conteúdo Termoquímica dado que a partir dele podem ser discutidas relações entre transformações químicas e questões energéticas, as quais são relevantes na sociedade atual, por ser esse um conteúdo com grande potencial para trabalhar a abordagem CTS. Para as análises consideramos como categorias os parâmetros CTS propostos na Matriz de Referência CTS das autoras Strieder e Kawamura (2017). A partir das análises identificamos nos dois LDQ analisados evidências dos parâmetros racionalidade científica, desenvolvimento tecnológico e participação social, a saber: presença na sociedade, condução das investigações (racionalidade científica), questões técnicas, organização e relações, adequações sociais (desenvolvimento tecnológico), informações, decisões individuais e decisões coletivas (participação social). Nesse sentido, podemos dizer que os LDQ analisados em seus respectivos capítulos tem, em parte, potencial para contribuir com a inserção da abordagem CTS. Evidentemente, com lacunas para outros aspectos que tangenciam essa abordagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19858_TB4791_04102023103914.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Brenda Oliveira"
    "autor_email" => "brendaoliveira994@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98265
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4791
    "inscrito_id" => 19858
    "titulo" => "ANÁLISE DA ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2021 NA TEMÁTICA DE TERMOQUÍMICA"
    "resumo" => "No presente trabalho temos como objetivo de analisar livros didáticos de Química (LDQ) selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), considerando tanto a relevância desta abordagem como para a alfabetização científica e tecnológica dos estudantes como o papel do livro didático de Química nesse processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de uma formação para o exercício da cidadania. Nesse intuito, realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa e optamos em analisar capítulos dos LDQ relativos ao conteúdo Termoquímica dado que a partir dele podem ser discutidas relações entre transformações químicas e questões energéticas, as quais são relevantes na sociedade atual, por ser esse um conteúdo com grande potencial para trabalhar a abordagem CTS. Para as análises consideramos como categorias os parâmetros CTS propostos na Matriz de Referência CTS das autoras Strieder e Kawamura (2017). A partir das análises identificamos nos dois LDQ analisados evidências dos parâmetros racionalidade científica, desenvolvimento tecnológico e participação social, a saber: presença na sociedade, condução das investigações (racionalidade científica), questões técnicas, organização e relações, adequações sociais (desenvolvimento tecnológico), informações, decisões individuais e decisões coletivas (participação social). Nesse sentido, podemos dizer que os LDQ analisados em seus respectivos capítulos tem, em parte, potencial para contribuir com a inserção da abordagem CTS. Evidentemente, com lacunas para outros aspectos que tangenciam essa abordagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19858_TB4791_04102023103914.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Brenda Oliveira"
    "autor_email" => "brendaoliveira994@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No presente trabalho temos como objetivo de analisar livros didáticos de Química (LDQ) selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), considerando tanto a relevância desta abordagem como para a alfabetização científica e tecnológica dos estudantes como o papel do livro didático de Química nesse processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de uma formação para o exercício da cidadania. Nesse intuito, realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa e optamos em analisar capítulos dos LDQ relativos ao conteúdo Termoquímica dado que a partir dele podem ser discutidas relações entre transformações químicas e questões energéticas, as quais são relevantes na sociedade atual, por ser esse um conteúdo com grande potencial para trabalhar a abordagem CTS. Para as análises consideramos como categorias os parâmetros CTS propostos na Matriz de Referência CTS das autoras Strieder e Kawamura (2017). A partir das análises identificamos nos dois LDQ analisados evidências dos parâmetros racionalidade científica, desenvolvimento tecnológico e participação social, a saber: presença na sociedade, condução das investigações (racionalidade científica), questões técnicas, organização e relações, adequações sociais (desenvolvimento tecnológico), informações, decisões individuais e decisões coletivas (participação social). Nesse sentido, podemos dizer que os LDQ analisados em seus respectivos capítulos tem, em parte, potencial para contribuir com a inserção da abordagem CTS. Evidentemente, com lacunas para outros aspectos que tangenciam essa abordagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.