No presente trabalho temos como objetivo de analisar livros didáticos de Química (LDQ) selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), considerando tanto a relevância desta abordagem como para a alfabetização científica e tecnológica dos estudantes como o papel do livro didático de Química nesse processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de uma formação para o exercício da cidadania. Nesse intuito, realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa e optamos em analisar capítulos dos LDQ relativos ao conteúdo Termoquímica dado que a partir dele podem ser discutidas relações entre transformações químicas e questões energéticas, as quais são relevantes na sociedade atual, por ser esse um conteúdo com grande potencial para trabalhar a abordagem CTS. Para as análises consideramos como categorias os parâmetros CTS propostos na Matriz de Referência CTS das autoras Strieder e Kawamura (2017). A partir das análises identificamos nos dois LDQ analisados evidências dos parâmetros racionalidade científica, desenvolvimento tecnológico e participação social, a saber: presença na sociedade, condução das investigações (racionalidade científica), questões técnicas, organização e relações, adequações sociais (desenvolvimento tecnológico), informações, decisões individuais e decisões coletivas (participação social). Nesse sentido, podemos dizer que os LDQ analisados em seus respectivos capítulos tem, em parte, potencial para contribuir com a inserção da abordagem CTS. Evidentemente, com lacunas para outros aspectos que tangenciam essa abordagem.