Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO DEBATE ACADÊMICO AO MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: A DISTORÇÃO NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DA PENÍNSULA IBÉRICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
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Trata-se de uma análise bibliográfica e documental, onde a partir de um entendimento sobre como a Península Ibérica é apresentada nos livros didáticos de História no Novo Ensino Médio, faz-se necessário uma análise dos livros para entender como as questões Ibéricas são tratadas agora. Como aporte teórico, partimos dos estudos de Costa (2009), Boulos (2018), Mota (2020), Braick (2020) e Bittencourt (2005), que apresentam concepções diferentes, diante do mesmo tema. Portanto, é importante analisar como os povos ibéricos e a Península Ibérica estão sendo tratados com o público-aluno, quais os recortes temáticos estão sendo abordados no material didático-pedagógico, quais os pontos os autores estão recordando, se está havendo uma exposição sobre a influência moura que fez-se fundamental para o desenvolvimento das grandes navegações e outros fatores. Com isso, conclui-se que os conteúdos sobre a Península Ibérica são apresentados com uma abordagem simplificada, negando a miscigenação que ocorreu ao longo do processo histórico.Este trabalho tem como objetivo trazer uma análise de livros didáticos de História com a nova proposta do Novo Ensino Médio, vigente do Plano Nacional do Livro " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8955_TB1909_18102023114244.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Ricardo Silva" "autor_email" => "ricardoperei4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96106 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1909 "inscrito_id" => 8955 "titulo" => "DO DEBATE ACADÊMICO AO MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: A DISTORÇÃO NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DA PENÍNSULA IBÉRICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo trazer uma análise de livros didáticos de História com a nova proposta do Novo Ensino Médio, vigente do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, bem como a BNCC. 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer uma análise de livros didáticos de História com a nova proposta do Novo Ensino Médio, vigente do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, bem como a BNCC. Temos o intuito de debater como se tem uma distorção na abordagem dos conteúdos presentes no livro didático sobre a Península Ibérica. Trata-se de uma análise bibliográfica e documental, onde a partir de um entendimento sobre como a Península Ibérica é apresentada nos livros didáticos de História no Novo Ensino Médio, faz-se necessário uma análise dos livros para entender como as questões Ibéricas são tratadas agora. Como aporte teórico, partimos dos estudos de Costa (2009), Boulos (2018), Mota (2020), Braick (2020) e Bittencourt (2005), que apresentam concepções diferentes, diante do mesmo tema. Portanto, é importante analisar como os povos ibéricos e a Península Ibérica estão sendo tratados com o público-aluno, quais os recortes temáticos estão sendo abordados no material didático-pedagógico, quais os pontos os autores estão recordando, se está havendo uma exposição sobre a influência moura que fez-se fundamental para o desenvolvimento das grandes navegações e outros fatores. Com isso, conclui-se que os conteúdos sobre a Península Ibérica são apresentados com uma abordagem simplificada, negando a miscigenação que ocorreu ao longo do processo histórico.

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