Este trabalho tem como objetivo trazer uma análise de livros didáticos de História com a nova proposta do Novo Ensino Médio, vigente do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, bem como a BNCC. Temos o intuito de debater como se tem uma distorção na abordagem dos conteúdos presentes no livro didático sobre a Península Ibérica. Trata-se de uma análise bibliográfica e documental, onde a partir de um entendimento sobre como a Península Ibérica é apresentada nos livros didáticos de História no Novo Ensino Médio, faz-se necessário uma análise dos livros para entender como as questões Ibéricas são tratadas agora. Como aporte teórico, partimos dos estudos de Costa (2009), Boulos (2018), Mota (2020), Braick (2020) e Bittencourt (2005), que apresentam concepções diferentes, diante do mesmo tema. Portanto, é importante analisar como os povos ibéricos e a Península Ibérica estão sendo tratados com o público-aluno, quais os recortes temáticos estão sendo abordados no material didático-pedagógico, quais os pontos os autores estão recordando, se está havendo uma exposição sobre a influência moura que fez-se fundamental para o desenvolvimento das grandes navegações e outros fatores. Com isso, conclui-se que os conteúdos sobre a Península Ibérica são apresentados com uma abordagem simplificada, negando a miscigenação que ocorreu ao longo do processo histórico.