Ao analisarmos o contexto educativo dos dias atuais observamos, ainda, a tendência meramente conteudista. Nesse sentido, o ensino de Ciências deve oferecer aos alunos oportunidades de reflexão e ação, podendo alcançar esse objetivo se tiver vinculado à situações do cotidiano. É nesse contexto que se insere a horta escolar como possibilidade para o educando aprender fazendo, permitindo que ele atue de forma efetiva em todas as etapas dessa aprendizagem, relacionando assim, conhecimentos anteriormente adquiridos, com os elementos da teoria, tomando forma na prática. Usando a horta como ferramenta para o Ensino de Ciências, o estudante terá a oportunidade de relacionar conteúdos estudados em sala de aula, tais como: ecossistemas terrestres, seres vivos, o solo, a atmosfera, a água, a energia , os microrganismos, as plantas e a ação dos seres humanos. E assim a criação de hortas escolares torna-se uma excelente ferramenta pedagógica para a assimilação dos conceitos criados em conjunto com os alunos. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor uma alternativa pedagógica para o Ensino de Ciências, utilizando a horta como ferramenta de aprendizagem para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A proposta tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida em um centro socioeducativo da cidade de Manaus. Os resultados apontam que esse é um caminho promissor para o ensino e aprendizagem de ciências naturais.