Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICÊNCIA INTELECTUAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo propõe uma análise bibliográfica das estratégias de alfabetização para deficientes intelectuais DI. O estudo traz as principais características da deficiência intelectual, os métodos de alfabetização que fundamentam essa proposta e sua aplicabilidade por professores alfabetizadores para que alunos com diagnósticos de deficiência intelectual aprendam a ler e escrever. Atualmente, há um grande número de pessoas com deficiências, em especial, com DI nas salas de aula comum do ensino regular. O que se observa é que essas pessoas, aparentemente, têm dificuldades no processo de aquisição da escrita, contribuindo, muitas vezes, para que terminem o Ensino Fundamental sem estarem alfabetizadas. Sendo assim, o objetivo desse estudo é investigar a eficácia de um método de alfabetização para deficientes intelectuais organizados com base em métodos já existentes, na busca por estratégias pedagógicas para que essa criança possa se apropriar da leitura e da escrita, com possibilidades de inserção ativa na sociedade. É finalizado com considerações sobre como o processo de alfabetização pode ocorrer em crianças com deficiência intelectual e aborda a necessidade que o professor tem de escolher a metodologia baseada nas necessidades do aluno. A pesquisa evidencia que o processo de alfabetização em crianças com deficiência intelectual ocorra da mesma forma que nas demais, isto é, a partir da relação com a cultura letrada, a partir da leitura e da escrita de textos reais. O que pode acontecer é que dependendo do estímulo que o aluno com deficiência receba, o processo de aquisição de alfabetização se torne mais lento, considerando-se as particularidades, interesses e necessidades deles. Quanto melhor for a interação que a criança tiver com o objeto de conhecimento e com seus pares, melhor será o resultado de suas aprendizagens para a promoção do seu desenvolvimento intelectual e pessoal.

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