Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A METACOGNIÇÃO NO CAMPO DE ESTÁGIO DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como referência o estágio curricular dos discentes do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ. Nesta perspectiva formativa e de atuação profissional a atividade de estágio proporciona o aprendizado real da profissão e deve ser cuidadosamente avaliada, a fim de identificar se os técnicos formados por essa escola federal estão conseguindo apreender os conteúdos ministrados ao longo do curso e aplica-los nas atividades de estágio. Desta maneira, associar a metacognição à questão do estágio curricular do técnico de enfermagem do CEFET/RJ vai permitir auxiliar na solução de diversos problemas que surgem nesse ambiente de aprendizado, ela permitirá o reconhecimento desses conflitos que devem ser solucionados e delimitá-los de forma exata para o entendimento dessas questões, a fim de alcançar as soluções necessárias. “ A metacognição é a atitude reflexiva sobre os nossos próprios processos mentais. É a consciência que a pessoa possui, simultaneamente, de seu pensamento e de sua aprendizagem “O objetivo deste trabalho foi identificar durante o estágio curricular obrigatório do técnico de enfermagem na Maternidade Escola e na Estratégia de saúde da família a condução dessas atividades formativas. Neste relato de experiência foi observado durante as atividades de estágio os discentes do CEFET/RJ, como eles utilizam os eventos metacognitivos nas atividades práticas e na associação do conteúdo teórico ao prático, observando também a relação dos alunos com as equipes, usuários e colegas. O resultado dessa experiência foi a identificação das principais dificuldades dos discentes nos campos referidos. Foi observado dificuldade na interação com as equipes, com os usuários e na associação dos conteúdos teóricos com as atividades práticas, demostrando insegurança na condução de algumas técnicas referentes ao cuidar. Desta forma as experiências no estágio do técnico de enfermagem permitem identificar as principais dificuldades na formação desse profissional tão importante na assistência à saúde da população.

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