Muito se discute sobre práticas pedagógicas para o ensino dos anos iniciais. Mas, é fato constatar que muitos educadores, ainda, enxerguem a sala de aula como sendo um local de trabalho sério e árduo onde não é possível a inserção de práticas lúdicas. Pensar a sala de aula sobre esta perspectiva é por vezes recorrer a uma metodologia tradicional de ensino, mas, se nota através desta restrição que essa forma do fazer pedagógico já não surte tantos efeitos positivos e duradouros no atual cenário social. Hoje existe uma valorização diversificada de todos os meios para que se efetive o processo ensino-aprendizagem na qual seja posto em questão a interação, as diferentes formas de práticas comunicativas, o uso da língua em práticas reais e/ou simuladas da vivência, entre outros meios cuja base seja alicerçada na ludicidade. Partindo da problemática, como objetivo geral a reflexão entre o aprender e o brincar nos anos iniciais da Educação Infantil. Para tanto, os objetivos específicos são a realização de um estudo bibliográfico sobre a importância de jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil, pontuar, refletir sobre os benefícios destas atividades e analisar como estar sendo o papel do professor diante deste ensino que tem o lúdico como principal ferramenta. Para a realização desse trabalho, realizamos pesquisa bibliográfica com autores que trabalham a temática, a efetivação, mediação do professor com o lúdico para tornar a aprendizagem mais atrativa e prazerosa. Como resultado, observamos que o espaço lúdico possibilita a criação de um espaço autônomo em si tratando do tempo, espaço e objetos que esteja sendo utilizado, pois, é através disso que existe a efetivação de um espaço no qual o aprendiz utilizará para criar, recriar, inventar utilizando sua imaginação como fonte de produção de conhecimento ao passo que adota aescolar como leve e atrativa.