Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DA EXPERIMENTAÇÃO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100271
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7428
    "inscrito_id" => 17411
    "titulo" => "USO DA EXPERIMENTAÇÃO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Promover o pensamento científico e crítico desde a educação básica é essencial para superar o distanciamento da sociedade em relação ao uso prático do conhecimento científico no cotidiano. No ensino de química, por exemplo, é possível adotar metodologias que facilitem a compreensão e aplicação dos conhecimentos no cotidiano, além de utilizar os conhecimentos prévios dos alunos, para que assim seja promovido uma aprendizagem significativa. Diante disso, este trabalho tem como objetivo promover o protagonismo dos alunos por meio da experimentação investigativa, com foco na resolução de problemas e no questionamento teórico sobre a temática de Soluções. Dessa forma, busca-se exercitar o pensamento científico e crítico dos estudantes. O estudo foi realizado na instituição de ensino médio profissionalizante EEEP Alan Pinho Tabosa na cidade de Pentecoste-CE, em três cursos: Acadêmico, Informática e Química, contemplando o total de 102 estudantes. A aplicação da sequência didática se sucedeu em três encontros, de modo que, inicialmente foi realizada a apresentação do projeto e uma sondagem diagnóstica por meio de uma roda de conversa, para verificar as dificuldades e os anseios dos estudantes na disciplina. No segundo encontro, realizou-se uma atividade experimental investigativa, tendo como tema gerador a Água e suas atribuições no estudo de soluções. No terceiro encontro aconteceu o fechamento da aula prática, onde os alunos foram incentivados a apresentarem suas hipóteses e argumentos e ao final aplicou-se um questionário avaliativo qualitativo e quantitativo, cujos resultados satisfatórios indicaram o exercício do pensamento científico e crítico, bem como o envolvimento e interesse dos estudantes nas atividades propostas. Com isso, pode-se concluir que a sequência didática detém de grande potencial para minimizar as dificuldades enfrentados no processo de ensino-aprendizagem de química, além de corroborar para a construção do ensino pautado na aplicação dos conhecimentos por meio da reflexão e criticidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17411_TB7428_20112023115538.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELLY NASCIMENTO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELLY ARAÚJO"
    "autor_email" => "rafaelly.araujo@alu.ufc.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100271
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7428
    "inscrito_id" => 17411
    "titulo" => "USO DA EXPERIMENTAÇÃO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Promover o pensamento científico e crítico desde a educação básica é essencial para superar o distanciamento da sociedade em relação ao uso prático do conhecimento científico no cotidiano. No ensino de química, por exemplo, é possível adotar metodologias que facilitem a compreensão e aplicação dos conhecimentos no cotidiano, além de utilizar os conhecimentos prévios dos alunos, para que assim seja promovido uma aprendizagem significativa. Diante disso, este trabalho tem como objetivo promover o protagonismo dos alunos por meio da experimentação investigativa, com foco na resolução de problemas e no questionamento teórico sobre a temática de Soluções. Dessa forma, busca-se exercitar o pensamento científico e crítico dos estudantes. O estudo foi realizado na instituição de ensino médio profissionalizante EEEP Alan Pinho Tabosa na cidade de Pentecoste-CE, em três cursos: Acadêmico, Informática e Química, contemplando o total de 102 estudantes. A aplicação da sequência didática se sucedeu em três encontros, de modo que, inicialmente foi realizada a apresentação do projeto e uma sondagem diagnóstica por meio de uma roda de conversa, para verificar as dificuldades e os anseios dos estudantes na disciplina. No segundo encontro, realizou-se uma atividade experimental investigativa, tendo como tema gerador a Água e suas atribuições no estudo de soluções. No terceiro encontro aconteceu o fechamento da aula prática, onde os alunos foram incentivados a apresentarem suas hipóteses e argumentos e ao final aplicou-se um questionário avaliativo qualitativo e quantitativo, cujos resultados satisfatórios indicaram o exercício do pensamento científico e crítico, bem como o envolvimento e interesse dos estudantes nas atividades propostas. Com isso, pode-se concluir que a sequência didática detém de grande potencial para minimizar as dificuldades enfrentados no processo de ensino-aprendizagem de química, além de corroborar para a construção do ensino pautado na aplicação dos conhecimentos por meio da reflexão e criticidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17411_TB7428_20112023115538.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELLY NASCIMENTO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELLY ARAÚJO"
    "autor_email" => "rafaelly.araujo@alu.ufc.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Promover o pensamento científico e crítico desde a educação básica é essencial para superar o distanciamento da sociedade em relação ao uso prático do conhecimento científico no cotidiano. No ensino de química, por exemplo, é possível adotar metodologias que facilitem a compreensão e aplicação dos conhecimentos no cotidiano, além de utilizar os conhecimentos prévios dos alunos, para que assim seja promovido uma aprendizagem significativa. Diante disso, este trabalho tem como objetivo promover o protagonismo dos alunos por meio da experimentação investigativa, com foco na resolução de problemas e no questionamento teórico sobre a temática de Soluções. Dessa forma, busca-se exercitar o pensamento científico e crítico dos estudantes. O estudo foi realizado na instituição de ensino médio profissionalizante EEEP Alan Pinho Tabosa na cidade de Pentecoste-CE, em três cursos: Acadêmico, Informática e Química, contemplando o total de 102 estudantes. A aplicação da sequência didática se sucedeu em três encontros, de modo que, inicialmente foi realizada a apresentação do projeto e uma sondagem diagnóstica por meio de uma roda de conversa, para verificar as dificuldades e os anseios dos estudantes na disciplina. No segundo encontro, realizou-se uma atividade experimental investigativa, tendo como tema gerador a Água e suas atribuições no estudo de soluções. No terceiro encontro aconteceu o fechamento da aula prática, onde os alunos foram incentivados a apresentarem suas hipóteses e argumentos e ao final aplicou-se um questionário avaliativo qualitativo e quantitativo, cujos resultados satisfatórios indicaram o exercício do pensamento científico e crítico, bem como o envolvimento e interesse dos estudantes nas atividades propostas. Com isso, pode-se concluir que a sequência didática detém de grande potencial para minimizar as dificuldades enfrentados no processo de ensino-aprendizagem de química, além de corroborar para a construção do ensino pautado na aplicação dos conhecimentos por meio da reflexão e criticidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.