Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma sequência didática sobre o tema Ondas Estacionárias, utilizando um experimento que forma figuras conhecidas como figuras de Chladni permitindo associar conceitos físicos ao fenômeno das Ondas Estacionárias em superfícies plana. Um dos maiores desafios para o Ensino de Física é o nível de abstração requerido para a compreensão de certos fenômenos. As aulas em laboratórios, tem sido uma opção eficiente para atenuar essa dificuldade. Atuando como residente do Programa de Residência Pedagógica – PRP no curso de licenciatura em Física do Campus Santa Cruz/RN, atuando na turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, foi uma sequência didática dividida em 2 aulas. Inicialmente, foi construído um experimento que possibilita visualizar padrões ondulatórios que afetam a matéria e que mudam conforme a frequência de onda utilizada. O experimento composto por uma chapa metálica preta acoplada a um autofalante ligado a um emissor de som (celular, por exemplo). Usa-se areia fina sobre a placa metálica e ao ajustar a frequência do som, com auxílio de um aplicativo (Tone Generator), encontrado facilmente na playstore, o autofalante faz a placa vibrar causando um efeito ondulatório. Os alunos observaram que parte dos grãos de areia posicionam-se em regiões sem vibração (nodais), paralelamente, outros grãos nas regiões de máxima vibração (antinodais) migram para a região nodais. Essas regiões assumem formas de círculo, quadrado, X, dentre outras formas. A discussão em sala ocorreu a partir de como as Ondas Estacionárias se formam, argumentando que sua obtenção ocorre, a partir de uma superposição de duas ondas iguais que se propagam em sentidos contrários. Com esse experimento foi possível discutir e aprofundar conceitos como interferência, propagação de onda, ondas mecânicas, superposição de onda, além de deixar aparente/visível como as ondas sonoras afetam a matéria.