O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse transtorno reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância, prejudicando muito o desenvolvimento da criança. Percebe-se ao analisar os principais desafios que os alunos têm na escola na aprendizagem, assim como as estratégias de ensino das crianças autistas, foram apresentados conceitos, diagnósticos e as formas de tratamentos para o processo de ensino-aprendizagem das crianças autista, também se faz referência às leis. O diagnóstico de TEA é categorizado pelos níveis de intensidade dos sintomas, como dificuldade na comunicação, habilidades sociais e comportamentos restritos ou repetitivos. Essa pesquisa é fruto de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, sobre TEA, com o objetivo de investigar a inclusão da criança na educação especial, analisar a função da família para a contribuição e também verificar as necessidades e dificuldades que à família e a escola tem na inclusão do aluno autista no ambiente escolar. A escola junto com a família tem um papel importante neste desafio, pois em conjunto poderá avançar na aprendizagem dessa criança autista. Incluir a criança com autismo vai além de colocá-la em uma escola comum, a escola deve proporcionar aos alunos com necessidades educacionais, o convívio social com outros alunos da mesma faixa etária, estimulando sua interação e diminuindo seu isolamento. Para isso, é necessário o respeito as especificidades das crianças autistas, a interação com pares é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer criança.