A proposta deste trabalho é refletir acerca dos processos formativos na tutoria com ênfase no curso de extensão e formação continuada para professores tutores no Projeto Saúde com Agentes, desenvolvido em parceria do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a formação em serviço dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). O cenário apresentado foi uma análise teórica sobre a experiência formativa na Educação à Distância através de um projeto de formação dos agentes e dos profissionais professores tutores a partir de um curso de extensão na plataforma da universidade. Partindo deste contexto, emergem possibilidades e desafios de pensar os processos de formação em Educação a Distância numa perspectiva colaborativa com experiências contemporâneas desveladas no campo da tutoria inseridas em uma perspectiva de comunidades de aprendizagem. Nesse sentido, tem-se uma pesquisa exploratória, descritiva com caráter qualitativo cujas categorias de análise são: Educação a Distância, tutoria, formação do tutor e extensão. Fundamentando-se nos pressupostos dos documentos político-legais e pressupostos teóricos como Freire (2016), Santos (2019), Silva (2022), Moran (2021), dentre outros. Assim, os resultados apontam para experienciar processos formativos in loco de atuação favorece o envolvimento humano no mundo virtual, bem como, observa-se pela oferta desses cursos a grande tarefa das políticas públicas e da sociedade em viabilizar a formação continuada desses profissionais, visando superar as demandas emergenciais existentes de preparar o professor/tutor que atuará na contemporaneidade.