Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HEROÍSMOS E SILENCIAMENTOS: UMA LEITURA DISCURSIVA DE SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97353
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3596
    "inscrito_id" => 15513
    "titulo" => "HEROÍSMOS E SILENCIAMENTOS: UMA LEITURA DISCURSIVA DE SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este trabalho investiga a representação histórica de heróis no livro didático (LD) História: Sociedade & Cidadania utilizando a Análise do Discurso (AD) do teórico Michel Pêcheux para as discussões propostas. As questões que fundamentaram esse trabalho de cunho qualitativo foram: como o LD impulsiona figuras heroicas e silencia outras? E quais suas interferências no processo de aquisição do conhecimento histórico pelo aluno? Para responder essas questões o objetivo principal foi discutir a representação de herói presente no LD e os processos de construção do saber histórico. Foram definidos três objetivos específicos neste trabalho: a) Analisar como os livros didáticos abordam fatos da história, atribuindo heroísmo a determinadas figuras históricas; b) Estabelecer um paralelo entre os heróis descritos pelos livros didáticos e os sujeitos invisibilizados historicamente; c) Discutir currículo e livro didático. O caminho teórico-metodológico dessa pesquisa consistiu na seleção dos recortes discursivos no LD e na elaboração de um dispositivo analítico de pesquisa tendo como base alguns conceitos da AD em Pêcheux. Os resultados nos mostraram que ainda existe um caráter extremamente seletivo no que diz respeito à conhecimentos históricos e as representações heroicas no LD. Descortinou-se a ideia de neutralidade e foi possível inferir que o livro didático e sua articulação curricular é capaz de moldar o tipo de cidadão que se pretende formar de acordo com aquilo que se ensina. Constatamos que a representação étnico-racial no livro didático continua carregada de estereótipos fundamentados pelo olhar europeu. Os dados obtidos nos conduzem a repensar a construção do LD e o ensino de História nas escolas públicas brasileiras, buscando a problematização da sua utilização e refletindo sobre a construção de saberes que integrem as narrativas heroicas silenciadas historicamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15513_TB3596_02062023132222.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRISMAR JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Junior"
    "autor_email" => "junioruesb2017@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97353
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3596
    "inscrito_id" => 15513
    "titulo" => "HEROÍSMOS E SILENCIAMENTOS: UMA LEITURA DISCURSIVA DE SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este trabalho investiga a representação histórica de heróis no livro didático (LD) História: Sociedade & Cidadania utilizando a Análise do Discurso (AD) do teórico Michel Pêcheux para as discussões propostas. As questões que fundamentaram esse trabalho de cunho qualitativo foram: como o LD impulsiona figuras heroicas e silencia outras? E quais suas interferências no processo de aquisição do conhecimento histórico pelo aluno? Para responder essas questões o objetivo principal foi discutir a representação de herói presente no LD e os processos de construção do saber histórico. Foram definidos três objetivos específicos neste trabalho: a) Analisar como os livros didáticos abordam fatos da história, atribuindo heroísmo a determinadas figuras históricas; b) Estabelecer um paralelo entre os heróis descritos pelos livros didáticos e os sujeitos invisibilizados historicamente; c) Discutir currículo e livro didático. O caminho teórico-metodológico dessa pesquisa consistiu na seleção dos recortes discursivos no LD e na elaboração de um dispositivo analítico de pesquisa tendo como base alguns conceitos da AD em Pêcheux. Os resultados nos mostraram que ainda existe um caráter extremamente seletivo no que diz respeito à conhecimentos históricos e as representações heroicas no LD. Descortinou-se a ideia de neutralidade e foi possível inferir que o livro didático e sua articulação curricular é capaz de moldar o tipo de cidadão que se pretende formar de acordo com aquilo que se ensina. Constatamos que a representação étnico-racial no livro didático continua carregada de estereótipos fundamentados pelo olhar europeu. Os dados obtidos nos conduzem a repensar a construção do LD e o ensino de História nas escolas públicas brasileiras, buscando a problematização da sua utilização e refletindo sobre a construção de saberes que integrem as narrativas heroicas silenciadas historicamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15513_TB3596_02062023132222.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRISMAR JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Junior"
    "autor_email" => "junioruesb2017@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho investiga a representação histórica de heróis no livro didático (LD) História: Sociedade & Cidadania utilizando a Análise do Discurso (AD) do teórico Michel Pêcheux para as discussões propostas. As questões que fundamentaram esse trabalho de cunho qualitativo foram: como o LD impulsiona figuras heroicas e silencia outras? E quais suas interferências no processo de aquisição do conhecimento histórico pelo aluno? Para responder essas questões o objetivo principal foi discutir a representação de herói presente no LD e os processos de construção do saber histórico. Foram definidos três objetivos específicos neste trabalho: a) Analisar como os livros didáticos abordam fatos da história, atribuindo heroísmo a determinadas figuras históricas; b) Estabelecer um paralelo entre os heróis descritos pelos livros didáticos e os sujeitos invisibilizados historicamente; c) Discutir currículo e livro didático. O caminho teórico-metodológico dessa pesquisa consistiu na seleção dos recortes discursivos no LD e na elaboração de um dispositivo analítico de pesquisa tendo como base alguns conceitos da AD em Pêcheux. Os resultados nos mostraram que ainda existe um caráter extremamente seletivo no que diz respeito à conhecimentos históricos e as representações heroicas no LD. Descortinou-se a ideia de neutralidade e foi possível inferir que o livro didático e sua articulação curricular é capaz de moldar o tipo de cidadão que se pretende formar de acordo com aquilo que se ensina. Constatamos que a representação étnico-racial no livro didático continua carregada de estereótipos fundamentados pelo olhar europeu. Os dados obtidos nos conduzem a repensar a construção do LD e o ensino de História nas escolas públicas brasileiras, buscando a problematização da sua utilização e refletindo sobre a construção de saberes que integrem as narrativas heroicas silenciadas historicamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.